BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de mai. de 2010

O medo de seguir Jesus

26 maio



O texto do Evangelho de hoje apresenta duas cenas. A primeira está repleta de uma atmosfera de tensão, contrastando com a atitude decidida e terminada de Jesus e as hesitações dos discípulos. Jesus vai adiante decidido enquanto que os discípulos estão com medo porque já compreenderam quais são as implicações de seguir Jesus. Não sabem ainda que a cruz conduz à ressurreição, "eles o seguiam, assustados", diz o texto.

Jesus aceita conscientemente o seu destino, porque não é uma suposição, mas porque ele conhece a realidade e sabe que as autoridades religiosas e políticas eliminam fisicamente todos os que se opõem a seus interesses.

Na segunda cena, vemos como os discípulos, hesitante no seguimento do Mestre, persistem na orientação terrenas de suas esperanças.
Isso é demonstrado pela petição dos filhos de Zebedeu e a disputa que segue entre eles dois e o restante. Novamente Jesus é forçado a repetir o seu ensinamento sobre o serviço de uns para com os outros como a lei suprema da comunidade cristã.

A ruína da comunidade começa quando o que nela se busca é o poder e prestígio.
“Vós sabeis que os que são conhecidos como chefes dos povos os tiranizam, e que os grandes os oprimem " Você, nada disso ", diz Jesus. A autoridade real na comunidade cristã da poder aos que não a tem, cuida da liberdade de seus membros. La falsa autoridade só busca controlar a os demais.
"Você é capaz de beber o cálice que eu vou beber?"Pergunta Jesus a Tiago e a João, E a todos nós, Jesus fa a mesma pergunta: o caminho para a glória é o caminho da cruz.

Pedro em sua carta nos lembra: "Ver que você tem renascido, e não de uma semente mortal, mas imortal, por meio da palavra de Deus é viva e duradoura."
A Palavra de Deus é a boa notícia que regenera e dá vida nova para ouvir e obedecer, assim, construir uma comunidade de amor cristão.

Se você quiser, pode compartilhá-lo:

Pe. Carlos Latorre, Claretiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário