BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

13 de mai. de 2010

Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.

10 DE JUNHO

Evangelho - Mt 5,20-26

“...quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares
que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar,
e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão.Só então vai apresentar a tua oferta.”

Reparou que Jesus não disse: Se você se lembrar que tem algo contra teu irmão. Mas sim se o teu irmão tem algo contra você. Isso significa que se tua irmã ou teu irmão, estiver magoado com a sua pessoa, é porque você foi injusto contra ela ou ele.

Traduzindo a palavra de Jesus para os dias de hoje, é o mesmo que dizer: Se você estiver na fila da comunhão e se lembrar que alguém está magoado, ofendido com você, ou que você ofendeu alguém como o seu vizinho, pode disfarçar e sair da fila. E assim que puder, procure conversar melhor com aquela pessoa, pedir desculpas, se possível fazer as pazes, e só depois disso poderá receber Cristo Sacramentado. O certo mesmo, seria depois disso, procurar um sacerdote, e contar tudo a ele e pedir a absolvição.

A quem magoamos? O marido, a esposa, o colega de classe, de trabalho, o pai, a mãe, os filhos, etc. Muitas vezes, os filhos, principalmente quando são adolescentes, magoam muito os pais com suas atitudes de rebeldia extrema, e mesmo ingratidões.

“Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo;
quem disser ao seu irmão: 'patife!' será condenado pelo tribunal;
quem chamar o irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno.”
A essa altura você deve estar questionando. E se eu tive um atrito com meu vizinho porque ele estava me perturbando com barulhos exatamente na hora do meu descanso? Nesse caso eu posso continuar na fila da comunhão? Resposta: O termômetro que vai lhe dizer sim ou não, é sua Consciência Moral. Dependendo da gravidade da discussão, ela vai lhe acusar sentimento de culpa leve ou grave. Geralmente, quando se trata de combater injustiça, podemos comungar, depois de rezar pelo nosso oponente. Podemos comungar baseado nas palavras de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” . Jesus foi extremamente bom. Porém Ele bateu de frente com os injustos e corruptos, falsos, hipócritas, etc. Agindo assim, Jesus nos ensinou que devemos combater as injustiças. Combater os pecados e não odiar os pecadores. Só que nem sempre nós conseguimos separar o pecado do pecador e acabamos odiando e pecando.

Portanto, se você discutiu com o seu vizinho, por causa do seu egoísmo, da sua injustiça para com a sua pessoa, prejudicando-o de algum modo, você pode comungar sim, porém reze bastante por ele. Reze pela sua conversão, para que o Espírito de Deus o ilumine e o faça perceber os seus erros, e para que num futuro próximo você e ele voltem as pazes. Ele estava errado, você deu-lhe uma dura, mas é indispensável a sua disposição de futuramente fazer as pazes.

Sal

Nenhum comentário:

Postar um comentário