BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

27 de mai. de 2010

JESUS, TENDE PIEDADE DE MIM!


Jesus,Filho de Davi tem piedade de mim! Este grito é meu e teu, meu irmão ,minha irmã!!

Jesus, caminha com seus discípulos e parece que tem pressa para chegar até Jerusalém.E lá está o cego Bartimeu. O cego está à beira do caminho! Ele simboliza todos os que não conseguem caminhar no discipulado, mas estão parados, à beira do seguimento de Jesus.
O cego de Jericó é o protótipo do homem que vive à margem das coisas de Deus e, por isso, sente a amargura e o fracasso de uma vida na escuridão. No seu desespero ele gritava pedindo o auxílio de Jesus e quanto mais os discípulos mandavam que ele calasse, mais ele gritava, porque a fé gritava dentro dele

Logo que Bartimeu ouve que é Jesus que passa, ele grita fortemente! Filho de Davi tem piedade de mim! Este grito é também teu e meu irmão. Assim como a reação dos transeuntes é típica – mandam que Bartimeu se cale, também nos nossos dias há muitos que querem que nos calemos! Pois, o poder dominante sempre quer abafar o grito do excluído! E isso não mudou até o dia de hoje! Até nas igrejas existe quem não quer ouvir o grito, e faz tudo para abafar qualquer iniciativa popular. Mas, não te esqueça! E tenha a certeza de que, Deus escuta o meu e o teu grito!

Muitas vezes nós também estamos vivendo assim: mendigando amor, atenção, carinho, sentados à beira do caminho, vendo a vida passar e sem enxergar nenhum sentido para ela. O fato de pedir com fé é a chave dos nossos apelos ao Senhor.

Somente aquele que se sente necessitado e carente tem certeza do que quer pedir a Deus. O homem cego quer enxergar; o aleijado quer andar. Por isso, Jesus nos atende conforme o apelo do nosso coração que se angustia e clama por socorro e pergunta a cada um de nós: “O que queres que eu te faça?” E quando Jesus percebe que o nosso apelo é a nossa real necessidade e que temos convicção daquilo que pleiteamos, Ele nos chama e nos atende.

Esta é a oportunidade para que possamos pedir a Ele: “Mestre, que eu veja”. É também nesses momentos que temos de nos levantar e aceitar o convite de Jesus, através das outras pessoas: “Levanta-te, coragem, Jesus te chama”.

Da mesma forma que o cego, nós também precisamos nos despojar do manto humano de proteção que colocamos sobre os nossos ombros e que nos impede de corrermos ao encontro de Jesus quando Ele passa no nosso caminho atraído pelo nosso clamor.

Com um fino toque de ironia, o texto mostra como, por causa da atitude de Jesus, os mesmos que o mandaram calar agora têm que convidá-lo para falar com Jesus. Mas para isso, Bartimeu tem que lançar fora o manto – a única coisa que ele possuía a sua única segurança. Como os primeiros discípulos no Lago, ele aprende que não é possível seguir Jesus sem deixar algo, sem arriscar a segurança humana para experimentar a mão de Deus.

Devemos entender que o evangelho de cada dia,precisa nos levar sempre a uma reflexão sobre nós mesmos, sobre nossa conduta,e que essa reflexão nos leve a uma transformação.No evangelho de hoje reflitamos:Em algum momento você também vive esta situação de cegueira espiritual, de não perceber uma saída para os seus questionamentos? O que você tem pedido a Jesus: a visão certa para que você tenha consciência do que fazer ou uma varinha mágica para que milagrosamente os seus questionamentos e seus problemas desapareçam?Para você o que significaria o “sentar-se à beira da estrada”?

Jesus, Filho de Davi, tende piedade de mim, de minha família, dos meus alunos, das minhas amigas, dos meus amigos, tende piedade de todos nós!

Amém.

Abraço carinhoso da

Profª MARIA REGINA

Um comentário:

  1. Prof. Maria, paz e bem!

    Amei sua refelxão... primeiramente experimento a graça que Deus nos concede por meio da Santa Palavra, e para meu estudo, me orienta para servir ao Senhor, me ajuda a entender e a transmitir aos meus irmãos uma verdade que está em cada um de nós.

    ResponderExcluir