BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

15 de mar. de 2012

“A LUZ VEIO AO MUNDO, MAS OS HOMENS PREFERIRAM AS TREVAS”...Olívia Coutinho

 
Dia 18 de março de 2012
Evangelho de Jo 3,14-21
Estamos no quarto domingo da quaresma, nos preparando para vivermos com intensidade a Páscoa do Senhor Jesus!
A quaresma é um tempo oportuno para retomarmos e vivermos a prática da nossa opção cristã! A cada ano, a campanha da Fraternidade nos apresenta um tema que nos leva a exercitar esta prática.
Aproveitemos este tempo precioso para revisar o quanto há de luz e sombras em nossa vida!
Se quisermos tomar parte com Jesus, o nosso primeiro passo tem que ser a conversão.  
A conversão nos abre à luz de Cristo, nos tira da escuridão, nos faz enxergar e desmascarar os projetos que nos mantém à sombra da injustiça e da pobreza.
Tomados pela luz de Cristo, tornaremos luz peregrina, a resgatar aqueles que ao nosso redor, vivem nas trevas!
Em muitas situações, ser luz pode implicar grandes riscos, porém, o pior risco, é não aceitar o desafio de ser luz, o que pode nos condenar à pior de todas as trevas: estar longe de Jesus.
O amor de Cristo nos impulsione, este deve ser o fio condutor de todo o nosso ser cristão!
O evangelho deste domingo nos fala da passagem da morte para vida, das trevas para a luz, do pecado para a conversão.
Num diálogo com Nicodemos, Jesus fala da sua crucificação: “É preciso que o Filho do homem seja levantado”... É o anuncio da entrega de sua vida pelo resgate da humanidade, humanidade que não O reconheceu como o Salvador do mundo.
A parte central do texto nos fala do amor incondicional de Deus pelo mundo. Neste evangelho, quando Jesus se refere ao mundo, Ele está se referindo a Criação de Deus, a humanidade, por quem o seu zelo O consumirá
Naquele momento, no horizonte próximo de Jesus, estava apenas à cruz, Ele estava consciente de que seria levantado na cruz, que iria passar por uma morte dolorosa, mas estava consciente também, de que nesta cruz, se manifestaria a “glória” do Filho do homem.
 O mistério da salvação passa pela cruz, a cruz é o primeiro passo de Jesus na sua volta ao Pai, quando Ele abre a porta do céu à toda a humanidade!
A cruz é  a expressão suprema do amor de Deus, que veio ao nosso encontro na pessoa de Jesus! Ela nos faz lembrar  o martírio de Jesus, mas a mensagem mais forte que a cruz nos traz, é a sua vitória que é também a nossa vitória!
A luz esteve presente no mundo e o mundo a rejeitou, mas Deus não desiste, o seu infinito amor, chegou ao extremo de permitir que seu Filho morresse para  nos salvar.
Sabemos que a morte de Jesus não foi da vontade de Deus, que ela foi conseqüência da obediência de Jesus ao Pai, em levar em frente o seu plano de salvação.
Jesus, hoje, provoca-nos a uma tomada de posição: Estar com Ele na cruz em favor da vida, ou estar contra Ele nas trevas em favor da morte.  Podemos escolher em dar a Ele uma resposta de fé, ou descrença. A fé e descrença já contêm o juízo de Deus: salvação, ou condenação.
 É importante conscientizarmos, que a condenação, não vem de Deus, nós é que nos condenamos quando não acolhemos e não colocamos a sua verdade no nosso existir.
 É Jesus quem nos diz: ”Quem crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado”...
Crer em Jesus é continuar a sua presença atuante aqui na terra, não crer, é não assumir o seu projeto de vida, por tanto, é não seguir as suas pegadas, é rejeitar a luz.
FIQUE NA PAZ DE JESUS!- Olivia

Nenhum comentário:

Postar um comentário