BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de mar. de 2012

SE A FÉ É UM DOM, COMO PODEREI SER CONDENADO SE NÃO RECEBI O DOM DA FÉ?



QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO

Alguém disse: Se a fé é um dom de Deus, como posso ser condenado por não crer? por  não ter recebido  o dom da fé?

Humberto Celau responde:



Prezado Salviano,

que honra podermos compartilhar idéias tão nobres acerca das coisas de Deus. Ainda mais contigo que parece ter tanto a dar. Tentarei merecer seus elogios, mas antes é necessário dizer que hoje vemos como por um espelho e nossa mente limitada só entenderá perfeitamente quando, na eternidade, gozarmos da presença de nosso Deus face a face. Ah, você não sabe o quanto anseio por este dia! Mas, por hora, Ele me deseja por aqui, então vamos lá!

Deus deu a todos o dom da fé mais admito que nem a todos foi dada a oportunidade que temos hoje de, através desse DOM, professarmos nossa fé no Cristo, seu Filho enviado para a nossa Salvação. Àqueles que existiram antes de Cristo foi dada a promessa e se viveram na promessa, serão salvos. Os que nem a promessa conheceram serão salvos igualmente pelo julgamento misericordioso de Deus. E àqueles que como nós, tiveram oportunidade de conhecerem o anúncio de Jesus, esses serão julgados conforme sua fé, conforme seu assentimento à pessoa do Cristo, como está escrito "quem crer e for batizado será salvo e quem não crer será condenado" (Marcos 16). A fé como DOM de Deus está infusa na nossa natureza, nos movendo e orientando para Ele. É só estando diante dele e de sua revelação (Palavra, Verbo, Cristo) que poderemos responder SIM ou NÃO.
A fé é como o amigo que nos leva até o médico quando estamos doentes, mas caberá exclusivamente a nós querer ser tratados ou não... Nenhum ser humano pode esquivar-se dizendo que não recebeu o dom da fé de Deus porque este dom como outros dons espirituais fazem parte de nossa natureza; são dons com os quais o próprio Criador nos dotou para que pudéssemos conhecê-lo e temos condições de escolhermos relacionar-se com Ele ou virarmos as costas escolhendo nosso próprio caminho.

Façamos um exercício mental, tentando desligar-nos do tempo e perceber a realidade divina fora dele. Antes de criar o mundo e o ser humano o Senhor já sabia que o mesmo iria se afastar de si e o quão penoso seria o método para fazê-lo retornar (Jesus esvaziando-se de sua divina condição escolheu se fazer homem e morrer por ele de uma morte vergonhosa destinada a malditos, morte de cruz). Antes da criação, A Trindade já "sentia" os cravos e a dor... e mesmo assim decidiu criar o homem. Consegues vislumbrar o amor maravilhoso deste ser a quem chamamos de Deus? Bem, para que fosse possível esse retorno ao relacionamento original, o Criador infundiu na criatura alguns dons, entre eles o dom da fé.


Veja o que nos diz o Catecismo da Igreja Católica:

§153 Quando São Pedro confessa que Jesus é o Cristo, Filho do Deus vivo, Jesus lhe declara que esta revelação não lhe veio "da carne e do sangue, mas de meu Pai que está nos céus". A fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Ele. "Para que se preste esta fé, exigem-se a graça prévia e adjuvante de Deus e os auxílios internos do Espírito Santo, que move o coração e o converte a Deus, abre os olhos da mente e dá a todos suavidade no consentir e crer na verdade."

Outras passagens da Escritura vão no mesmo sentido:

"Ninguém pode dizer 'Jesus é Senhor' a não ser no Espírito Santo" (1Cor 12,3).

"Deus enviou a nossos corações o Espírito de seu Filho que clama: Abbá, Pai!" (Gl 4,6).

Este conhecimento de fé só é possível no Espírito Santo. Para estar em contato com Cristo, é preciso primeiro ter sido tocado pelo Espírito Santo. É ele que nos precede e suscita em nós a fé.


ENTÃO: O que é fé?
A fé é a resposta do homem à iniciativa de Deus, a fé, portanto, é a sua decisão de responder à Palavra de Deus.
A fé se inicia com Deus, Ele toma a iniciativa e eu respondo.


Citando novamente o nosso catecismo:

§150 A fé é uma adesão pessoal do homem a Deus; é, ao mesmo tempo e inseparavelmente, o assentimento livre a toda a verdade que Deus revelou.

Este impulso da criatura em buscar no Criador a prova das coisas que não se vêem é a definição de fé em Hebreus 11. Ele está infuso em cada homem criado; podemos dizer que faz parte de nossa natureza humana ter fé em algo maior, capaz de preencher nossos vazios existenciais. E Deus quer revelar-se, por isso a fé é possível.  Daqui concluímos o primeiro princípio: FÉ É DOM DE DEUS! DEUS A DEU A CADA SER HUMANO e em algum momento de existência particular de cada um, esse dom, esse impulso, esse anseio pelo Infinito irá se manifestar. Assim que isso acontecer, cada ser humano terá uma atitude e por esta atitude será responsabilizado (responsabilidade = capacidade de responder) e dará sua RESPOSTA: SIM, ACREDITO OU NÃO... Aqui temos o segundo princípio: A FÉ É UM DOM DE DEUS E RESPOSTA PESSOAL DE CADA UM!

Quando Jesus diz: quem crer e for batizado será salvo e quem não crer será condenado (Marcos 16) e
Quem crê será salvo e quem não crê já está condenado (João 3) está falando sobre acreditar na sua pessoa como o Filho enviado de Deus ao mundo para salvar o mundo e re-estabelecer a relação original que o homem tinham com Ele no Éden, antes do pecado. Desde esse primeiro pecado, é vontade de Deus que o homem volte à sua convivência como era antes. Por isso o Filho não vem para condenar, mas para salvar. Mas haverão aqueles que não o aceitarão. No fundo não é Deus que condena a nenhum filho seu, é o próprio ser humano que condena-se a si mesmo, tendo chances e não aceitando o grande presente que Deus está a lhe oferecer. O médico tudo fez para curar o doente. Aquele, portanto, que recusa observar as prescrições do médico, mata-se a si mesmo.

Querido desculpe se me embrenhei muito no pensamento e lhe confundi ainda mais. Se tiver qualquer dúvida ainda, não deixe de me escrever...

Atenciosamente,

Humberto Selau Inácio
Vendas - Região SUL
Cel.: (48) 8818-9568
Ciser - Parafusos e Porcas
humberto@ciser.com.br
www.ciser.com.br

“Há pessoas em outras religiões que estão sendo guiadas pela influência secreta de Deus para se concentrarem naqueles pontos de sua religião que estão de acordo com o cristianismo e que assim pertencem a Cristo sem o saber” (C.S.Lewis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário