BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

3 de jun. de 2010

ANUNCIAR DEUS

Quarta-feira, 9 de junho de 2010

10ª Semana do Tempo Comum

Bem-aventurado José de Anchieta, Presbítero (Memória).

Outros Santos do Dia: Baithin de Iona (abade), Cumiano de Bobbio (monge, bispo), Juliano da Síria (monge), Maximiano de Siracusa (monge, bispo), Pelágia de Antioquia (virgem, mártir), Primo e Feliciano (mártires de Roma), Ricardo de Andria (bispo), Vicente de Agen (diácono, mártir).

Primeira leitura: 1 Reis 18, 20-39
Para que este povo reconheça que tu, Senhor, és Deus, e que és tu que convertes os seus corações!
Salmo responsorial: 15, 1-2.4-5.8.11
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Evangelho: Mateus 5, 17-19
Não vim para abolir a Lei, mas para dar-lhe pleno cumprimento.

A primeira leitura nos mostra o profeta Elias que enfrenta os falsos profetas de Baal. Perante este dilema, o profeta se apresenta ante o povo e questiona: qual é o Deus verdadeiro? Sempre existirão falsos profetas, mas quem confia plenamente na ação de Deus pode esperar em sua manifestação.

O evangelho de Mateus nos põe novamente perante a grande crítica de Jesus à fé do povo em seu tempo: é a prática da lei que nos faz justos diante de Deus? Jesus, com suas palavras, não pede para abolir a lei nem tirar nada dela, mas pede à comunidade que a vivência da justiça e a missão de anunciar a Deus seja maior do que estava mandado na lei e que era exercitada rigorosamente pelos Escribas e fariseus.

Jesus quer levar a prática da lei à vivência mais radical, a uma atitude tão íntima como a necessidade mesma de respirar para viver. Propõe uma vivência da lei desde o espírito, sem obstáculos e que se funda na relação amorosa com Deus Pai-Mãe e expressada em um amor vivido intensa e plenamente com o próximo.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário