BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

3 de jun. de 2010

Continuação do Sermão da Montanha

Terça-feira, 8 de junho de 2010

10ª Semana do Tempo Comum

Santo Efrém, Diácono e Doutor da Igreja (Memória facultativa).

Outros Santos do Dia: Calíopa (virgem, mártir), Círia de Troyes (virgem), Clodulfo de Metz (bispo), Eustadíola de Moyen-Moutier (abadessa), Gildardo de Rouen (bispo), Heráclio de Sens (bispo), Maximino de Aix (bispo), Medardo de Noyon (bispo), Melânia, a mais velha (viúva de Roma), Roberto de Frassinoro (abade), Salustiano da Sardenha (eremita, mártir), Severino de Sanseverino (bispo), Vitorino de Camerino (bispo), William Fitzherbert (bispo de York).

Primeira leitura: 1 Reis 17,7-16
A farinha da vasilha não acabou conforme o que o Senhor tinha dito por intermédio de Elias.
Salmo responsorial: 4, 2-5.7-8
Sobre nós fazei brilhar o esplendor da vossa face!
Evangelho: Mateus 5,13-16
Vós sois a luz do mundo.

Na primeira leitura vemos a figura do profeta Elias em meio de uma profunda seca, dirá que esta é causada pela idolatria reinante do povo, e o profeta que Deus indicar irá viver em Sarepta, porque ali será alimentado por uma “viúva” que só vive com seu filho, e o alimento compartilhado servirá para todos serem alimentados. O profeta Elias, como protagonista, contrapõe a figura do Deus de Israel contra os outros deuses idolatrados.

O texto do evangelho de Mateus é continuação do Sermão da Montanha, e Jesus faz uso da metáfora do sal e da luz. Para que serve o sal que não dá sabor? Para que serve a luz que não ilumina? Os que vivem segundo o sermão da montanha se convertem no sal da terra e na luz do mundo. Sabem que são construtores de uma nova sociedade em uma nova forma de ser e estar no mundo.

Sabem que os ensinamentos que Jesus realizou não podem ficar como a vela que se esconde abaixo dos móveis da casa ou sem o sabor do sal. Hoje, como ontem, a Boa Nova deve se fazer presente no testemunho cotidiano de vida.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário