BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

3 de jun. de 2010

Não matar é não cometer qualquer tipo de ofensa ao irmão

Quinta-feira, 10 de junho de 2010

10ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Arésio, Rogato e seus quinze Companheiros (mártires da África), Astério de Petra (bispo), Basílides, Trípode, Mandal e seus vinte Companheiros (mártires na Via Aurélia, em Roma), Bogomilo de Gnesen (monge, bispo), Cesúrio de Auxérre (bispo), Críspulo e Restituto (mártires da Espanha), Evremundo de Fontenay (abade), Getúlio, Cereal, Amâncio e Primitivo (mártires de Tívoli), Iladan de Rathlihen (bispo), Itamar de Rochester (bispo), Landérico de Novalese (monge, mártir), Landérico de Paris (bispo), Maurino de Colônia (abade), Máximo de Nápoles (bispo, mártir), Olívia de Palermo (virgem, mártir), Timóteo de Prusa (bispo, mártir), Zacarias de Nicomédia (mártir).

Primeira leitura: 1 Reis 18, 41-46
Elias orou e o céu deu a chuva. (Tg 5,11)
Salmo responsorial: 64, 10-13
Ơ Senhor, que o povo vos louve em Sião!
Evangelho: Mateus 5, 20-26
Todo aquele que se encoleriza com seu irmão, será réu em juízo.

Na primeira leitura, o povo sofre as conseqüências de uma profunda seca, junto com ela está o seu afastamento de Deus com suas idolatrias. O profeta luta para mostrar o Deus verdadeiro que vive e está no meio desse povo. A água, em especial, a chuva, para o mundo da época de Elias, é um dom de Deus que acompanha e se faz presente na vida do Povo.

E as palavras de Jesus no texto do evangelho radicalizam as condições para ser parte do Reino: não basta não agir como os fariseus e escribas da lei, que pensam que apenas cumprindo as leis e os preceitos são herdeiros das promessas de Deus. Jesus não pede para deixar de cumprir a lei, mas pede que a lei seja um meio de ajuda para entrar no Reino e não um fim em si mesma.

Não apenas não matar, mas se trata de respeitar em tudo o próximo e cuidar de sua integridade. Não matar é não cometer qualquer tipo de ofensa ao irmão. A fidelidade nasce de dentro do coração da pessoa, e é ali onde deve se buscar a verdade.

Versão para impressão Indique esta página

Missionários Claretianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário