BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

3 de jun. de 2010

Sagrado Coração de Jesus

Sexta-feira, 11 de junho de 2010

Santos do Dia: São Barnabé, Apóstolo (Memória), Félix e Fortunato (dois irmãos, mártires de Aquiléia), Herebaldo da Bretanha (eremita), Maria Rosa Molas y Vallvé (fundadora, canonizada por João Paulo II no dia 11 de dezembro de 1988), Parísio de Treviso (monge), Paula Frassinetti (virgem, fundadora das Irmãs de Santa Dorotéia), Remberto de Hamburgo e Bremen (bispo), Tochumra de Kilmore (virgem), Tochumra de Tuam (virgem).

Primeira leitura: Ezequiel 34,11-16
Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar.
Salmo responsorial: 22, 1-6
O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma.
Segunda leitura: Romanos 5,5b-11
Deus mostra seu amor para conosco.
Evangelho: Lucas 15,3-7
Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!

A festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus se inspira em um dos símbolos mais ricos da bíblia: o coração, que na mentalidade bíblica é a parte mais interior da pessoa, a sede das decisões, sentimentos e projetos. O coração indica o inexplorável e o profundamente oculto de alguém, seu ser mais íntimo e pessoal. Na narrativa da unção de Daniel (1Sm 16,7), diz, por exemplo, que Javé adverte a Samuel, quando viu o primeiro dos filhos de Jessé: “Não te fies em seu aspecto nem em sua estrutura elevada. O ser humano olha para a aparência, enquanto Javé olha o coração”.


Por isso, quando falamos do “coração” de Jesus, estamos falando daquilo que representa o mais íntimo e pessoal de Jesus, o centro interior a partir do qual brotam suas palavras e suas ações. Neste sentido “o coração de Jesus” é uma expressão que indica a misericórdia e o amor infinito de Deus tal como se manifestou na pessoa de Jesus.


A bíblia fala também, sempre em sentido metafórico, do “coração” de Deus. Oséias, por exemplo, fala do coração de Deus como o lugar das decisões últimas e decisivas de Deus. Quando nem as provas de amor nem os castigos de Javé conseguem mover seu povo a uma conversão duradoura (Os 11, 1-7), parece certo o juízo definitivo de Deus. Precisamente nessa situação o profeta coloca na boca de Deus uma das mais formidáveis palavras do Antigo Testamento: “Como te tratarei, Efraim? Acaso posso abandonar-te Israel? O meu coração está revolto, todas as minhas entranhas estremecem. Não me deixarei levar por minha grande ira, não voltarei a destruir Efraim, porque eu sou Deus, não um ser humano” (Os 11,8-9).


No texto anterior vimos uma espécie de luta interior em Deus mesmo. Deus diz: “Como te tratarei? Acaso posso abandonar-te?” A lei de Moisés mandava entregar a um filho que era rebelde aos anciãos da cidade para que fosse apedrejado (Dt 21,18-21). Efraim-Israel é filho primogênito de Javé (Os 11,1). Deverá Deus tratar a seu filho rebelde segundo a lei? Deverá destruí-lo? A luta interior de Deus se expressa com a bela expressão: “O coração está revolto em mim; todas as minhas entranhas estremecem”. O verbo “revolver”, do hebraico hapak, indica a ação de algo que se revolve e dá volta de forma inquieta. É o coração de Deus que resiste a agir com dureza diante do povo.


A luta interior em Deus tem um desfecho: a decisão na qual prevalece o perdão e a misericórdia. O coração de Deus renuncia ao castigo. Em lugar da destruição merecida pelo povo, ocorre uma volta ao coração de Deus. A incondicional misericórdia de Deus se volve contra a resolução judicial que estabelecia o castigo e a morte. O coração de Deus, ou seja, sua livre decisão pelo amor, se contrapõe à sua resolução encolerizada. Aquela determinação divina em favor de Israel se expressa com esta frase: “Não me deixarei levar por minha grande ira, não voltarei a destruir Efraim, porque eu sou Deus, não um ser humano” (Os 11,9). O coração de Deus é, portanto, misericórdia e vida em favor de seu povo. E assim se manifestou plenamente em seu Filho Jesus Cristo que veio “para que tenhamos vida e vida em abundancia” (Jo 10,10).


O evangelho nos coloca diante do mistério insondável da misericórdia de Deus, através das parábolas contadas por Jesus. Nelas é narrada a experiência da reconciliação do ser humano com um Deus que “não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva” (Ez 18,23). Jesus contou estas parábolas para explicar seu próprio comportamento em relação com os pecadores perdidos. Nestas parábolas expressa o mais íntimo e decisivo do coração de Jesus: a misericórdia e a gratuidade em favor do ser humano pecador.


Enquanto os fariseus e mestres da lei se mantêm à distância dos pecadores por fidelidade à Lei (veja, por exemplo, o que diz Ex 23,1; Sl 1,1; 26,5), Jesus anda com eles, come e bebe e faz festa com eles (Lc 15,1-3). O que choca os mestres da Lei não é que Jesus fale do perdão oferecido ao pecador arrependido. Muitos textos do Antigo Testamento falavam do perdão divino. O que surpreende radicalmente é a forma como Jesus age. Em lugar de condenar como Jonas ou João Batista, ou exigir sacrifícios rituais para a purificação, como os sacerdotes, come e bebe com os pecadores, acolhe-os e abre para eles gratuitamente um horizonte novo de vida e de esperança.


Isto é o que as parábolas querem ilustrar; seu objetivo primeiro é mostrar até onde chega a misericórdia desse Deus que Jesus chama de “Pai”, uma misericórdia que se reflete e se faz concreta no coração de Jesus, ou seja, no princípio que orienta e determina a conduta de Jesus frente aos pecadores.


Com toda probabilidade, a parábola se inspira na imagem do “pastor” tão presente em muitos textos do Antigo Testamento: “Escutem, nações, a palavra do Senhor; anunciem nas ilhas distantes; digam: O que dispersou Israel, ou reunirá e o guardará como um pastor a seu rebanho” (Jr 31,10).

Na bíblia, a imagem do pastor é usada para falar do cuidado que Deus tem por seu povo, enquanto as ovelhas desgarradas representam todos aqueles que se distanciaram de Deus: “Eu mesmo apascentarei minhas ovelhas e as levarei ao seu redil, oráculo do Senhor. Buscarei a ovelha perdida e atrairei a desgarrada; curarei a ferida, robustecerei a débil...” (Ez 34,15-16).

Nas duas parábolas se desenvolve o tema da conversão dos pecadores, que tem lugar no encontro com a mensagem e a pessoa de Jesus que busca a todos os que se afastaram de Deus. O “pecador convertido” do qual se fala, representa a classe dos publicanos e pecadores que vinham escutar Jesus, diferentemente dos fariseus e escribas que murmuram dele e ficam longe dele (Lc 15,1-2).

As duas parábolas insistem na alegria que Deus sente quando um pecador se converte. Na primeira parábola, a ovelha desgarrada se perde “fora” de casa; na segunda, a moeda se perde “dentro” de casa. Quem está próximo ou quem está longe tem necessidade de ser buscado e encontrado por Deus. “Todos pecamos” (Rm 3,23), dirá São Paulo. Jesus proclama a alegria de Deus que busca o ser humano para devolver-lhe a vida. Aquela ovelha e aquela moeda têm em comum somente uma coisa: são objeto do amor misericordioso de Deus, pois ambas, ovelha e moeda, estão perdidas.

Missionários Claretianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário