BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

3 de jun. de 2010

DIA DE CORPUS CHRISTI


Muitas cidades comemora o dia de Corpus Christi fazendo um longo tapete por onde ele passa através da procissão..

Corpus Christi é uma palavra que vem do latim e significa O Corpo de Cristo. Isto é, o Corpo de Cristo na Hóstia consagrada.

Mas quem disse que a Hóstia é o Corpo de Cristo?

Quem disse isto foi o próprio Jesus Cristo.

Aconteceu que antes de Jesus morrer, ele fez um jantar de despedida para seus amigos. Este jantar recebeu o nome de Última Ceia.

Ele fez este encontro com os amigos por que queria celebrar a Páscoa. Isto é, relembrar a passagem do Mar Vermelho.

Ao aproximar-se da hora de sua morte, Jesus reuniu os seus discípulos para celebrar a Páscoa dos Judeus, para lembrar, juntamente com os discípulos, as maravilhas que Deus fez em favor do seu povo. Naquela noite ele inventou a Eucaristia ou Hóstia. Isto porque durante aquela ceia ou jantar, Jesus pegou um pão, o abençoou e disse: “TOMAI E COMEI TODOS VOCÊS: ISTO É O MEU CORPO”. Partiu o pão e deu um pedaço a cada um dos apóstolos. Estes, então, pela primeira vez, receberam a Eucaristia.

No final da ceia Ele fez o mesmo com o vinho, dizendo: ”TOMAI E BEBEI TODOS VÓS: ISTO É MEU SANGUE QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS. FAZEI ISTO PARA LEMBRAR A MIMNHA PESSOA”.

A Missa dos católicos é a renovação da ÚLTIMA CEIA de Quinta-feira santa e a renovação do sacrifício de Jesus na cruz.

Na última Ceia Cristo falou de seu Corpo e de seu Sangue que seriam entregues por todos nós. No altar se renova o sacrifício de Cristo.

Quando o padre ou o pastor repete o que Jesus mandou na hora da consagração, a hóstia se torna Jesus vivo. Isso acontece porque Jesus disse. “FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM " E disse depois: “ Eu sou o pão descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente...

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna... ... permanece em mim e eu nele" ( Jo 6, 51.54.56).

"O que come a minha carne, e bebe o meu sangue, tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida, e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne, e bebe o meu sangue, fica em mim e eu nele... ...o que comer a mim viverá por mim... ( Jo 6, 48.59)

Jesus disse ainda na última ceia: "Isto é o meu corpo... ...Este é o cálice do meu sangue" Por isso é que cremos. A hóstia consagrada é Jesus inteiro: corpo, sangue, alma e divindade. Agora você entendeu o que é Corpus Cristis?

Ah! Você não acredita nisto? Não tem importância. A Hóstia continua sendo o Corpo de Cristo mesmo que você não acredita.

Na ORAÇÃO EUCARÍSTICA é transformado o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Cristo. Tudo o que vimos e ouvimos é transformado na Eucaristia, e recordamos o momento em que Cristo deu a sua vida por nós. Ele está presente sobre o altar, não o vemos, mas sabemos pela fé. A oração POR CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO, resume este ato da fé. Ao pronunciarmos o AMÉM, queremos dizer que aceitamos tudo, com amor e gratidão.

Então, no dia de Corpus Christi, nós vamos relembrar ou comemorar o dia em que Jesus se fez alimento para a nossa alma, ou seja, o dia em que ele inventou a Hóstia consagrada.

Para receber ou comer o Corpo de Cristo, a Comunhão, precisamos estar sem nenhum pecado grave. Ou seja, precisamos estar em estado de graça. Que é a amizade com Deus. Quando nos alimentamos do Corpo de Cristo, estamos unidos a Jesus e estamos felizes.

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário