BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

3 de jun. de 2010

Esta pobre viúva deu mais do que todos os outros.

Sábado, 5 de junho de 2010

9ª Semana do Tempo Comum

Bonifácio, bispo, mártir, (Memória)

Santos do Dia: Doroteu de Tiro (presbítero, mártir), Doroteu, o Arquimandrita (abade), Eoban de Utrecht (monge, mártir), Félix de Fritzlar (monge, mártir), Florêncio, Juliano, Ciríaco, Marcelino e Faustino (mártires de Perúgia), Franco de Asserigo (eremita), Marciano, Nicanor, Apolônio e Companheiros (mártires do Egito), Sancho de Córdoba (mártir), Zenaide, Círia, Valéria e Márcia (mártires de Constantinopla e de Cesaréia).

Primeira leitura: 2 Timóteo 4, 1-8
Desempenha o teu serviço de pregador do evangelho. Eu já estou para ser derramado em sacrifício; o Senhor me dará a coroa da justiça.
Salmo responsorial: 70, 8-9.14-17
Minha boca anunciará vossa justiça.
Evangelho: Marcos 12,38-44
Esta pobre viúva deu mais do que todos os outros.

O cenário do Evangelho de hoje fala da realidade que vive o povo de Israel em relação ao templo, as viúvas e os letrados. Jesus coloca como modelo e exemplo a humilde oferenda da viúva que carrega a tríplice condição de ser excluída: é mulher, viúva e pobre.

Entretanto, sua oferta é entregue desde a precariedade de sua vida, não dá o que sobra nem o que não necessita, dá a partir da pureza do coração que, apesar de ser excluída da sociedade, deposita somente em Deus sua confiança.

Esta imagem se opõe à dos escribas, doutores da lei e dos poderosos de seu tempo, que ostentavam suas posses, dando grandes oferendas no templo. Isto é o que Jesus critica: colocar a lei e o templo acima da misericórdia, colocar a confiança no dinheiro acima da solidariedade.

O pedido de hoje é para não continuar vivendo de aparências, do que dirão os outros, mas na simplicidade e autenticidade. Devemos nos opor radicalmente àquilo que hoje também vemos em nossa sociedade: instituições e pessoas que lucram com ostentosas obras de caridade para obter benefícios e reconhecimento social e político.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário