BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de fev de 2012

Tudo o que eles fazem é para serem vistos pelos homens - Sal



Dia 06 de março


Mt 23,1-12


Os fariseus e os mestres da Lei  faziam-se  passar por puros e santos, mas na verdade não era nada disso. E Jesus, sabia de tudo o que se passava em suas mentes, e de tudo que eles faziam nas horas vagas, inclusive com as viúvas. Eles eram uns fingidos. Fingiam que eram devotos, santos e seguidores dos mandamentos da Lei de  Deus, porém, Jesus sabia muito bem quem eles eram.
A mensagem do Evangelho para nós hoje, recomenda-nos  que não sejamos como os fariseus. Falsos cristãos, que fazem as coisas com o único objetivo: de sermos bem vistos pelas pessoas, especialmente dentro da Igreja.
Caro leitor, prezada leitora. Você é um cristão atuante, participa da catequese, liturgia, tendo assim que cantar o salmo, fazer as leituras lá no presbitério, bem na frente de toda a comunidade presente na missa. E como conciliar a mensagem de Jesus no Evangelho de hoje, com a sua missão de cristão atuante? Veja: Jesus disse: que a nossa luz deve brilhar diante dos homens, para que eles vejam, as vossas boas obras. E louvem ao Pai de vocês que está no Céu.”  Por outro lado, Jesus também disse: “não pratiquem a vossa justiça diante dos homens  só para serem elogiados por eles...”
Recordando aqui as palavras de Dom Henrique Soares, podemos conciliar as duas verdades explicadas por Jesus, da seguinte maneira: Na liturgia, não é o padre, o leitor, o cantor que deve aparecer, mas sim, Jesus. Este sim, é que deve aparecer em toda sua glória no Mistério da nossa fé. Você vai cantar o salmo? Então  resista à tentação de dar um show. Resista a suas inclinações naturais de ser humano, de mostrar todo o seu talento, sua linda voz, se exibindo como que você é que está em destaque, e não Jesus. Cante bonito, para a glória de Deus. Cante com todo o seu talento, mais cante rezando, cante concentrado em Deus, feche os olhos, para que todos sintam fluir a presença de Jesus e o acompanhem, para que todos tenham em você um espelho, um modelo de conversão, e não apenas uma exibição de seu talento, que alias, foi dado pelo próprio Deus.
Do mesmo modo, o leitor, o sacerdote, sejam eficientes na medida  do possível, façam o que tem de ser feito da melhor maneira possível, mas não queira aparecer, mas sim façam Jesus aparecer na celebração. Sejam solenes, contritos e recolhidos  diante de Deus. Não é você que está em destaque, mas sim, o Mistério da nossa Fé, O Cristo vivo no altar, no sacrifício da Missa.
Até uma criança percebe quando mentimos, quando somos fingidos como os fariseus faziam. Portanto, sejamos verdadeiros em tudo o que fazemos. Que a nossa luz brilhe sim diante dos homens, mas não façamos as coisas com o objetivo de sermos notados. Façamos as nossas preces, com todo o recolhimento, contritos, sem aquela de nos mostrar santos perante  as pessoas como faziam os fariseus e os mestres da Lei.
Sejamos cristãos, católicos autênticos, e não um visual, um cenário, uma mentira!
Sal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário