BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

23 de jun. de 2011

“A MÃO DO SENHOR ESTÁ TAMBÉM SOBRE NÓS” – Nancy

24 de Junho de 2011: 6ª feira

Evangelho - Lc 1,57-66


           

            Nada melhor do que começarmos esta reflexão partindo da pergunta "O que virá a ser este menino?"

            O próprio texto narra que Zacarias, pai de João Batista, em virtude de sua mudez, não conseguira responder à denominação de seu filho, verbalizando. Mas o fez, escrevendo numa tabuinha o nome: João.

            Retrocedendo na leitura da própria Escritura Sagrada, podemos acompanhar o relato da vida de Zacarias, um sacerdote nazireu, casado com Isabel, prima de Maria.

            Relembramos a narrativa da aparição de um anjo a Zacarias anunciando que Isabel teria um filho que se chamaria João. No entanto, Zacarias desacreditara desse anúncio e por isso perdera a voz, ficando mudo. Voltara a falar, entretanto, com o nascimento de seu filho.

            Confiram esta passagem bíblica no capítulo 1 de São Lucas. 

Apareceu-lhe então um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do perfume. Vendo-o, Zacarias ficou perturbado, e o temor assaltou-o. Mas o anjo disse-lhe: "Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-á João. Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento; porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem cerveja, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo; ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus, e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto."

Zacarias perguntou ao anjo: "Donde terei certeza disto? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada."

O anjo respondeu-lhe: "Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova. Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo."

            Comprovamos pelos textos a escolha feita por Deus pelo piedoso casal Zacarias e Isabel, já idosos, para conceber um filho, contudo ser Isabel estéril. E ainda, a trajetória histórica da vocação de João Batista como o precursor do Messias: Jesus.

            Não podemos deixar de ressaltar que o menino João Batista, desde criança, já no seio materno, fora escolhido e consagrado ao Reino, sendo um menino pleno do Espírito Santo.

            Milagres aconteciam naquele tempo, e se espalhavam pelos arredores, a exemplo da gravidez de Isabel, da recuperação da fala de Zacarias: "No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia."

            Irmão e irmãs: milagres continuam ocorrendo em nossas vidas, basta apenas nos abrirmos para compreender e aceitar o chamado do Senhor: cada um de nós tem uma vocação. Abracemos essa causa!

            E então: "O que virá a ser este menino?"

            E a resposta encontra-se na vocação de João Batista, pois "De fato, a mão do Senhor estava com ele" desde aquele tempo!

            Peçamos a Deus Pai que sejamos mais crentes na sua palavra para que possamos aceitar a missão cristã aqui na terra, e sermos inspirados e iluminados pelo Espírito Santo em nossa vocação. Pois, à semelhança de João Batista, "a mão do Senhor está também sobre nós." Amém, aleluia!  

            Abraços fraternos, na paz do Senhor.

 

            Nancy – professora

Nenhum comentário:

Postar um comentário