23 de Junho de 2011: 5ª FEIRA
Evangelho - Jo 6,51-58
"Minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida" – Nancy
Aquele que crê, e somente aquele que crê, sabe o que representa em nossa vida o corpo e o sangue de Jesus no momento da consagração e da comunhão. Não há necessidade de muitas palavras para se explicar esse mistério. Aliás, ele não precisa ser explicado, pois não precisa ser compreendido. Mas apenas sentido!
Há coisas que a própria ciência não explica, há coisas que a razão desconhece. São mistérios! Entre esses se encontram a consagração e a comunhão – momentos de intensa experiência pessoal do encontro de cada cristão com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
As palavras de Jesus aos judeus, naquele tempo: "Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo", eram plenas de significado para a multidão, pois Jesus se fazia alimento material e espiritual para todos.
Jesus era conhecedor de sua missão temporária na terra. Humanizado, nasceu do ventre materno, cresceu, viveu, sentiu alegrias e tristezas, teve conquistas e derrotas, morreu por todos nós como o cordeiro imolado. Mas divino, ressuscitou!
E nos convida ao banquete, para que nos saciemos e tenhamos a vida eterna. Jesus se dá a todos nós, na mesa eucarística, como comida e bebida: pão e vinho. Pão e vinho consagrados que, na comunhão, foram transformados de pão material para pão espiritual, com o poder de nos renovar, nos restaurar, nos alimentar com o Espírito Divino.
Peçamos a providencia divina para que nunca nos falte o necessário para viver: o pão nosso de cada dia. Mas peçamos, primeiramente, que nos inspire à busca do pão verdadeiro – o pão descido do céu, como o próprio Jesus nos ensinou: "Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será acrescentado. Aleluia!"
"Quem comer deste pão viverá eternamente" – disse Jesus. Eis o caminho: o corpo e o sangue de Jesus na hóstia santa consagrada. Amém!
Abraços fraternos.
Nancy – professora
Nenhum comentário:
Postar um comentário