BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

26 de jun. de 2011

“CORAGEM, FILHO”! - Olívia Coutinho


 

30 de junho de 2011

Evangelho- Mt 9,1-8

 

Fomos criados por amor e para o amor! Por tanto, ao nos criar, era sonho de Deus, que todos nós vivêssemos  felizes, numa só família, como irmãos, partilhando a vida, amando-nos mutuamente!

Mas infelizmente, o pecado entrou na humanidade, ameaçando destruir o sonho do Criador!

O pecado nos desfigurou, quebrou nossa aliança de amor com Deus, nos paralisou, tirou-nos do  caminho! Mas o amor do Pai é maior que tudo, Ele condena o pecado, mas ama o pecador, por isto enviou seu Filho para nos resgatar e nos recolocar no caminho do seu sonho!

Jesus veio nos abrir a porta da eternidade, fechada pelo o pecado! 

A cada dia, Ele nos convida a caminhar e a ser caminho para o irmão, sem jamais nos tornar causa de paralisia para o outro!

No evangelho de hoje, vemos a cura de um paralítico levado até Jesus, carregando consigo o pecado imposto por uma sociedade excludente, que não tinha o olhar misericordioso de Jesus!

Enquanto andou neste chão, Jesus sempre foi itinerante, Ele ia ao encontro dos pequenos, tinha sempre o olhar voltado para aqueles, esquecidos  às margens do caminho!

Vemos também o belíssimo exemplo de solidariedade daqueles que, movidos pela fé e pelo amor ao próximo, se fizeram caminho de libertação para aquele homem, impedido de caminhar não somente fisicamente, mas também espiritualmente!

O paralítico confiava no poder misericordioso de Jesus, a sua fé, expressada no seu olhar, O tocou profundamente, levando Jesus a libertá-lo por inteiro, a colocá-lo de pé, pronto para dar passos com suas próprias pernas!

"A multidão glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens." Enquanto que os doutores da lei, mais uma vez, não quiseram enxergar em Jesus, o próprio Deus!

 Hoje também são muitos os que não querem acreditar Nele! Fecham os olhos do coração, para não enxergá-Lo, principalmente  na pessoa do irmão, não aceitam a Sua verdade, para não ter que mudar suas atitudes contrárias ao evangelho!

Podemos imaginar aquele homem na maca, o seu olhar, sua total dependência, provavelmente incapaz de falar, exposto aos olhares de todos! Nenhuma palavra foi dita por ele e nem por aqueles que  o conduzia.  Mas para Jesus, que conhece o coração de todos, o silencio também fala!

A fé nos leva a manifestações concretas, foi o que aconteceu com o paralítico e com aqueles que o levou até Jesus: "Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: Coragem filho! Os seus pecados estão perdoados".

Aquele que se encontrava paralisado, impossibilitado de mover-se, experimentou no corpo e na alma, a ação vivificante desta nova fonte de vida: Jesus! E recobrou, para além da vida física, sua vida social e religiosa. Superada a marginalização em que se encontrava, abriu-se para ele uma nova perspectiva de vida.

A partir daquele momento, sua vida ganhou um novo sentido!

 É importante revermos sempre  as nossas atitudes! Deixar de nos esconder atrás de pequenas paralisias, para justificar o nosso comodismo!

Precisamos reaprender a amar, tornar ponte para o outro!

O amor recria a vida, abre caminhos, nos faz enxergar novos horizontes, faz-nos sair de nós mesmos, a ser sinais do amor divino, a ter um olhar semelhante ao olhar de Jesus!

Pela fé, é possível vencer todos os obstáculos que nos impede de nos aproximar de Jesus, de sermos  tocado por Ele!

 

O nosso encontro com Jesus é sempre transformador!

 

Olívia Coutinho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário