13 de junho
Mt 5, 38-42
"Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente"! Eu, porém vos digo: não enfrenteis quem é malvado.
No Primeiro testamento havia a lei do Talião, que dava a pessoa ofendida o direito de revidar. Jesus vem nos ensinar um novo modo de viver, onde o amor deve superar as situações de vingança e violência.
Não enfrentar o malvado nem pagar com violência o que nos fazem de mal. Parece que amar os inimigos nos torna passivos diante de tanta maldade, conivente com aqueles que causam mal, matam e destrói. Mas pelo contrário, Jesus nos pede uma atitude de amor, pois somente pelo amor e com o amor podemos transformar situações de odio. Somente através do amor e da misericórdia é possível dar ao mundo a esperança de que tudo pode e será melhor. O cristão não pode compactuar com a violência e a injustiça, não pode ser vingativo.
Mas deve buscar forças em Deus para com seu auxilio superar tais situações que geram morte e angustia ao nosso povo. Amar que nos fazem mal não é tarefa nada fácil, somente pela graça de Deus conseguiremos isso.
Para conseguir amar quem nos causa dor é preciso em primeiro lugar exercitar o perdão, que também é muito difícil para nós por causa da nossa humanidade e fraqueza. É mais fácil odiar e condenar e achar que eliminando o inimigo nosso problema seja resolvido. Mas Deus não quer que seja assim. Ele nos pede algo bem maior. Para seguir e ser discípulo fiel de Jesus é preciso saber perdoar e amar. O ódio multiplica o ódio e a violência multiplica a violência.
Aprender de Jesus e com Jesus a amar os inimigos como ele fez amando aqueles que o pregaram na cruz.
Odiar alguém nos causa tanto mal, nos deixa doente fisicamente e espiritualmente, pois não fomos criados para odiar e sim para amar.
Jesus nos diz: aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.
Em Cristo
Rita Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário