27 de junho de 2011
Evangelho Mt 8,18-22
Muitos de nós passamos grande parte de nossa vida, presos ao passado, ou preocupados com um futuro incerto! Com isso deixamos de viver o momento presente, não experimentamos as alegrias de cada amanhecer! E é justamente no momento presente, que muitas vezes deixamos escapar as oportunidades mais importantes de nossas vidas, como nos aproximar de Deus, descobrindo o verdadeiro sentido da vida!
Não nascemos do acaso, somos frutos do amor de Deus plantados na terra, para também produzir frutos! E só produziremos frutos, quando ligados a Jesus, pois Ele é a seiva que irriga todo o nosso ser!
A vida de cada um de nós, não foi dada para ser guardada e nem para ser vivida somente para si, e sim, para ser partilhada! Deus nos oferece todos os meios para vivermos felizes, através de um único caminho seguro: Jesus! Com Ele, nossa vida ganha a cada dia, um novo sabor!
Seguir este caminho é seguir um caminho novo, traçado por Deus e não por nós!
Somos chamados a todo instante a seguir Jesus! Ele não nos ilude com facilidades, mas nos garante a recompensa: a vida eterna usufruída a partir daqui!
Sempre nos encantarmos diante do testemunho de um fiel seguidor de Jesus! Toca tão fundo no nosso coração, ver alguém engajado em trabalhos comunitários, de solidariedade que nestes momentos somos impulsionados a fazer o mesmo, mas quando tomamos conhecimento de que para este seguimento a Jesus, precisamos abrir mão de tantas coisas, surge logo o desanimo e então, adiamos esse nosso propósito de segui-Lo!
Ouvimos o seu chamado e este chamado sempre nos inquieta, mas encontramos sempre uma desculpa para adiar a nossa resposta! Queremos sim, seguir Jesus, mas depois que formar na faculdade, depois que os filhos crescerem, depois de aposentados e assim continuamos arrumando mil desculpas...
Sabemos que este seguimento, implica em mudanças radicais no nosso modo de viver. O seguimento a Jesus é exigente, traz consigo uma série de implicações, exige de nós muito mais do que boa vontade e entusiasmo. É preciso estar disposto a deixar muita coisa para trás, costumes confortos...
Mas quando conseguimos vencer todas essas barreiras que nos impede de dar o primeiro passo no seguimento a Jesus e experimentarmos a alegria indescritível de nos tornar discípulos Dele, descobrimos que com Ele, nossa vida ganha um novo sentido! Adquirimos uma coragem tão grande que nada consegue nos deter!
Seguir Jesus é ter a disposição de sempre ir em frente, de ir além, de buscar algo novo na esperança de construir um mundo mais justo e mais fraterno!
É uma vida marcada por novos desafios, é atravessar o lago e buscar a outra margem onde outras pessoas esperam por nós!
Jesus é o caminho a verdade e a vida, nossa opção em segui-Lo tem que ser radical, do contrário, nossa adesão a sua proposta, fica somente no superficial.
O evangelho de hoje nos deixa uma mensagem muito clara: para seguir Jesus é preciso estar desprendidos de tudo, caminhar livre, ser instrumento de Deus, para ser usado quando, como e onde Ele quiser!
Presos ao passado, com o olhar buscando um futuro invisível, apegado a coisas matérias não podemos seguir Jesus, pois seguir Jesus é estar presente no hoje, no agora, é ser livre, livre para servir!
Seguir Jesus é doar-se, é viver no amor!
Olívia Coutinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário