14/06/2011: 3ª feira
Mt 5,43-48
Como é fácil amar aqueles que nos amam e que nos são caros. Isso todos e qualquer um pode fazer, são gestos e atitudes que não exigem sacrifício algum de nossa parte.
Mas o que Jesus nos deixa como ensinamento, como prática do dia a dia e não apenas como pregação de suas palavras, é o amor aos inimigos, àqueles que nos injuriam, nos criticam, nos humilham, nos desprezam, nos vilipendiam...
A nossa missão aqui na terra é fazer aquilo que Jesus nos pediu, se quisermos ser seus seguidores – missionários evangelizadores: fazer a diferença no mundo. Pois Ele mesmo fala: "Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os publicanos não fazem a mesma coisa?"
Jesus Cristo vem na contramão da história da humanidade quando a vingança é preconizada: "Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!" E com a autoridade e poder sobre todas as coisas, pleno de generosidade e amor incondicional aos irmãos, muito pelo contrário, combate dizendo: "Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem!"
Você certamente já percebeu quão difícil é imitar o Mestre. Não podemos negar isso! Ainda mais naqueles momentos de discussão em que queremos ser os donos da verdade e ganhar de qualquer forma. Ou mesmo nos momentos em que somos ofendidos, mal interpretados e aí, muitas vezes, permitimos que o lado humano e racional sobressaia em nossos comportamentos agressivos, magoando-nos e machucando o nosso irmão.
Relembremos que na vida real não somos sempre bonzinhos ou somente maldosos, mas afirmemos que temos sim dois lobos internos habitando o nosso ser, e que dependendo do qual alimentamos mais, esse é que agirá em nós.
Peçamos a Jesus misericórdia da nossa pequenez, da nossa fraqueza humana e limitações para sermos mais "gente" diante dessas adversidades da vida. E que Ele nos ajude a controlar a impulsividade, de maneira que cultivemos e alimentemos as boas virtudes para o relacionamento com o próximo – nosso irmão, não deixando aflorar o pior do melhor que há em nós, o mau anjo sobrepondo-se ao bom...
Vinde, Senhor Jesus! Não permitais que vivamos nas trevas, mas que possamos enxergar a tua luz, viver na tua luz, iluminando todos ao nosso redor com raios iridescentes de paz, alegria, fraternidade, amor e solidariedade. Amém!
Abraços fraternos, na paz do Senhor!
Nancy – professora
Nenhum comentário:
Postar um comentário