28 de junho de 2011
Evangelho MT 8,23-27
Há momentos de turbulências em nossas vidas, que sentimos o mundo desabar sobre nós!
Ao longo de nossa existência, somos sempre acometidos por tribulações, que às vezes nos faz esquecer de que somos amados e cuidados por Deus, nos levando a pensar que Ele está distante, que não esta vendo o que nos acontece! Mas ao contrário do que pensamos, é justamente nestes momentos, que a Sua presença amorosa, se faz mais intensa!
São nos momentos de dores, de incertezas, que percebemos o valor da fé! O que seria de nós sem a fé? Somente sustentados pela fé, que adquirimos força para atravessarmos os desertos da vida!
Podemos nos comparar com o bambu, que no momento da tempestade, se curva até o chão, mas não cai, pois possui raízes profundas que o mantém de pé, voltando a se renovar depois da tempestade, tornando-se mais vigoroso ainda!
Assim também acontece com cada um de nós, são as raízes profundas de nossa fé, que nos mantém de pé, nos vendavais da vida!
Uma fé firme e enraizada, não nos deixa perecer nos momentos de dificuldades.
Embasados nesta fé com bases profundas, com certeza, encontraremos uma força maior, que nos dará o impulso para reerguermos, depois de mergulharmos no mais profundo do nosso oceano de dor, nos devolvendo o gosto de viver, ao enxergarmos a luz de um novo dia!
Portanto, é importante estarmos sempre buscando o crescimento na fé, através da oração, da vivencia em comunidade, nos alimentando da palavra e da Eucaristia! Com Cristo e em Cristo, jamais fraquejaremos diante das adversidades da vida! Mesmo quando tudo nos parecer obscuro, não perderemos a esperança, pois para quem tem fé, uma luz sempre brilhará e mostrará uma saída!
Podemos tirar várias lições do evangelho de hoje, dentre tantas, o poder de Jesus sobre todas as coisas!
O relato deste episódio tão conhecido, dos discípulos sendo surpreendidos com uma grande tempestade no mar, nos chama a atenção para a importância da fé, principalmente nos momentos difíceis!
Jesus repreende os discípulos pela falta de fé: "Porque tendes tanto medo, homens fracos na fé"?
Ficou claro que eles, mesmo estando juntos de Jesus, não se sentiam seguros.
Quantas vezes nós também, somos assim, rezamos pedindo a proteção de Deus, sentimos a sua presença e mesmo assim continuamos inseguros! É sinal de que ainda não confiamos suficientemente no poder de Deus, ainda precisamos de um amadurecimento na fé!
Como aqueles discípulos, muitas vezes, juntos de Jesus, continuamos com medo.
A fé nos dá coragem, o medo nos paralisa! Fé e medo não são compatíveis!
Quem tem fé, não desiste, espera! Quem não tem fé, desiste, desespera!
Ter fé, não significa simplesmente acreditar em Deus, e sim, depositar nossa segurança em Suas mãos!
"Ter fé, é ter a certeza de que somos conhecidos intimamente e amados por Deus! É vencer desafios, caminhando como se visse o invisível!
Olívia Coutinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário