BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de jun. de 2011

É melhor juntar tesouros no Céu -Alexandre Soledade


Bom dia!

Gostaria de começar hoje por um assunto chamado HORIZONTE DE COMPREENSÃO. Esse assunto talvez aos nossos olhos possa ser novo, mas é há muitos anos discutido por aqueles que estudam a filosofia.

Falar de HORIZONTE é falar de SENTIDO, HERMENEUTICA (outra palavra difícil) das coisas que nos são apresentadas. Falar de BIBLIA, dos ENSINAMENTOS, da PROPOSTA que Cristo apresentou voltaremos a falar de Horizonte. Vamos simplificar.

Ao abrir os olhos temos do que vê o canto do olho esquerdo ao canto do olho direito um horizonte de visão, portanto temos aproximadamente 180 graus de campo a ser visto. Uma criança sabe sobre o seu mundo apenas o que vê. Nós, quanto mais procuramos, estudamos, compreendemos, conseguimos "ampliar" nossa visão além do que podemos ver no nosso horizonte de visão. Esse novo horizonte é o da compreensão.

Jesus propunha a discussão e relevância desses horizontes além do da visão antes mesmo disso ser discutido nos séculos 17 e 18. Mas o que isso tem haver com nosso evangelho de hoje. Faz todo sentido!

Ontem e ainda hoje pensamos no que VEMOS e pouco valorizamos o que TEMOS. TER é importante para podermos viver em nossa sociedade. Precisamos TER dinheiro para pagar nossas contas, comprar mantimentos, manter nossa saúde, ter lazer… Carregamos no nosso coração a idéia concreta daqueles filmes de detetive que sempre há em disputa um testamento repleto de bens e riquezas. Esse horizonte de compreensão é apenas visual. Jesus dois mil anos atrás pedia para que ampliássemos nosso compreender do que é importante. "(…) Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu…".

É muito bacana quando um filho diz que o maior patrimônio que recebeu de seus pais foi o caráter, o estudo, a disciplina, a coerência, (…); esses valores, como outros também, o tempo não os corroem. Ver valores como PATRIMÔNIO é enxergar além dos olhos.

Nossos olhos não conseguem dar atenção aos 180 graus que lhe são apresentados portanto dependem de nós para colocar o FÓCO. Para onde olhamos, definimos nossa atenção, é lá que esta nosso foco. Jesus alertava que não o colocássemos no que pode enferrujar. Ao ampliar nosso horizonte deveríamos também não fazê-lo.

Mais uma vez, Jesus não é contra em se ter um objetivo grandioso na vida, algo que fosse muito almejado como um sonho, uma conquista, um desafio, mas a palavra alerta que esse horizonte não tivesse como foco o que é perecível.

"(…) O ouro abateu a muitos, e seus encantos os perderam O ouro é um obstáculo para aqueles que se lhe oferecem em sacrifício; infelizes daqueles que o buscam com ardor: ele fará perecer todos os insensatos. BEM-AVENTURADO O RICO QUE FOI ACHADO SEM MÁCULA, QUE NÃO CORREU ATRÁS DO OURO, QUE NÃO COLOCOU SUA ESPERANÇA NO DINHEIRO E NOS TESOUROS!". (Eclesiástico 31, 6-8)

Qual é o seu foco no seu atual horizonte?

Digo atual horizonte por que, como o próprio universo, ele ainda está em expansão. Sempre ao levantar me deparo com algo novo, um novo aprendizado, um novo projeto, um sonho… Quem acorda e não tem mais sonhos não tem horizontes e sim um Crepúsculo.

Ter horizonte é saber que o dia esta somente começando.

Nossa igreja nos revela um imenso HORIZONTE de conhecimento a ser explorado. Se hoje não é do jeito que imaginamos é porque nós, servos, participantes, irmãos, estamos colocando nosso foco em outros lugares. Quando um padre, por exemplo, rejeita uma determinada pastoral ou movimento, apenas por seu próprio gosto, esta de vontade própria diminuindo o horizonte de compreensão que Deus lhe oferece (Rom 1, 31-32). Quando uma pastoral desiste de lutar tem seu foco distorcido, sofre de miopia, pois só enxerga o que esta perto.

"(…) persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo. Nós, mais aperfeiçoados que somos, ponhamos nisto o nosso afeto; e se tendes outro sentir, sobre isto Deus vos há de esclarecer. Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente". (Filipenses 3, 14-16)

Vamos em frente. Abramos a compreensão que vem de Deus!

Um imenso abraço fraterno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário