BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

28 de jun. de 2011

Jesus acalmou a tempestade - Fr. José Luís Queimado, CSsR

 

 

Seremos chamados de δειλοί E λιγόπιστοι?

 Alguns relatos miraculosos sobre Jesus nos deixam atordoados e espantados, principalmente quando ele dá ordem às forças da natureza e elas lhe obedecem. Esta passagem de hoje também é relatada por Marcos (4, 36-41) e por Lucas (8, 23-25).

Imaginemos uma cena deste estilo: Jesus e seus discípulos dentro de um barco, possivelmente pequeno e sem muitas estruturas, navegando pelo Lago de Genesaré (Mar da Galileia ou Lago de Tiberíades). De repente, um vento muito forte assopra com muita violência (e o texto grego diz que Jesus dormia: κάθευδεν – ekátheuden). A tempestade estava furiosa, mas mesmo assim Jesus não acordou. Os discípulos, amedrontados, chamam pelo Mestre que, calmamente, levanta-se e ordena à tempestade que se cale, e ela obedece às suas ordens. Jesus ainda repreende os discípulos, chamando-os de covardes (δειλοί – deilói) e homens de pouca fé (λιγόπιστοι – oligópistoi). Mas quem de nós faria diferente?

Nós, também, nas situações mais difíceis de nossas vidas, gritamos por socorro. Temos medo de enfrentar as situações complicadas que cruzam os nossos caminhos! Jesus, muitas vezes, também nos chama à atenção quando deixamos de confiar em seus projetos e em seus sonhos! Quantas vezes já não nos encontramos no fundo do poço! Mas devemos fazer igual ao cavalinho que caiu num grande buraco e seu patrão, sem esperanças de recuperá-lo, mandou enterrá-lo vivo. Mas a cada pazada de terra que jogavam em suas costas, ele reagia, chacoalhando-se todo! E, a cada chacoalhada, pisava encima da terra. Assim, de chacoalhada em chacoalhada, pisando toda a terra que caía de suas costas, o cavalinho conseguiu sair do buraco.

Essa é uma historinha para simbolizar a nossa atuação na comunidade e na vida de cristãos e de cristãs. Se a cada "pazada" de terra que levarmos em nossas comunidades (seja por uma humilhação, por uma briga ou por rixas de poder), se nós desistirmos da vida comunitária, seremos enterrados vivos neste mundo. Mas se pisarmos a terra que nos jogam com violência, sairemos do fosso e seremos vitoriosos na construção de um Reino de Paz e Amor, tão desejado por Jesus.

Muitos problemas serão complicados de resolver em nossas vidas (por exemplo, uma tempestade violenta). Mas se deixarmos de confiar no anúncio de Jesus, que nos apresenta um Deus misericordioso e preocupado com a vida humana, morreremos enterrados sob a terra de nossa covardia. Seremos chamados de covardes (δειλοί – deilói) e pessoas de pouca fé (λιγόπιστοι – oligópistoi). Não queiramos isso para nós!

Seremos chamados de δειλοί E λιγόπιστοι?

 

 (jlqueimado@ig.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário