BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

20 de jun de 2011

Corpus Christi: A Festa da Eucaristia - Jailson Ferreira

 

QUINTA-FEIRA 23/06/2011

Jo 6,51-58

 

 


Hoje se celebra a Solenidade do Corpo de Cristo (Corpus Christi). Para muitos é apenas um feriadão. Mas para nós, católicos, hoje é o dia de comemorar a entrega daquilo que Jesus tinha de mais humano, sua carne e seu sangue, que foram dados a nós.

É no dia de hoje que em muitas cidades do Brasil e da Europa se tem o costume de fazer um extenso tapete artesanal nas ruas por onde vai passar o Corpo de Cristo. Este tapete é uma verdadeira obra de arte, feita de pétalas de flores, folhas, ramos de plantas, pinturas, borra de café, farinha, tampinhas de garrafa, dizeres... tudo em agradecimento a entrega total de Jesus a nosso favor.

O site "Portal da Família" traz uma página que conta a história do Corpus Christi na Europa desde o século XIII, a chegada dessa festa ao Brasil e como ela é comemorada atualmente, no Vaticano.

Mas por que existir um dia especial para comemorar o Corpo de Cristo? Diz a história que no século XIII, uma jovem órfã chamada Juliana, nascida na Bélgica, era freira na Abadia de Mont Cornillon. Ela era apaixonada pelo sacramento da Eucaristia. Certa noite ela teve uma visão na qual a igreja era representada por uma lua cheia com uma mancha negra, que representava a ausência de uma festa para celebrar o Sacramento dos Sacramentos: a Eucaristia. Ela foi falar dessa visão para o bispo da sua diocese e para os doutores da época. Um desses doutores tornou-se, posteriormente, o papa Urbano IV. E foi ele quem instituiu a festa para comemorar o Corpo de Cristo. A jovem Juliana foi beatificada e tornou-se a Santa Juliana de Mont Cornillon.

No Evangelho de hoje Jesus diz: "Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente." Eis a receita para quem quer se eternizar: se alimentar de Jesus. Quando recebemos a comunhão na missa, temos Jesus circulando em todo o nosso corpo... Somos parte dEle, e Ele se faz completamente em nós! Ou seja, por alguns momentos, somos um corpo só com Jesus e com toda a comunidade que comungou junto conosco! É nossa missão permanecer assim por toda a nossa vida... Que sejamos um com Jesus e com os nossos irmãos... É isso o que Jesus mais quer.

jailsonfisio@hotmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário