24 de junho
Lucas, 1,57-66.80
Comemoramos hoje o dia de São João Batista o ultimo dos profetas do Primeiro Testamento. João que ainda no ventre reconhece o messias e o aponta através da exclamação de sua mãe Isabel. João cujo nome significa: "Deus tem piedade" veio para aplainar os caminhos do Senhor, anunciava o Batismo de conversão, pedindo ao povo que se convertesse e que fizessem coisas que provavam sua conversão. Teve a coragem de denunciar um rei injusto e corrupto. Batizou o próprio autor do batismo. João acolhe Jesus e o apresenta como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Quando perguntaram se ele era o messias disse que era apenas uma voz que grita no deserto. Não impediu que seus discípulos fossem para Jesus, foi fiel a Deus.
Santo Agostinho diz de João Batista: João é a voz Cristo é a palavra. O som da voz desaparece, mas a palavra que ela te transmite permanece para sempre em teu coração.
João era a voz que ressoou cumpriu sua missão e desapareceu, pois era preciso que Jesus crescesse e ele diminuísse. Sua alegria estava completa havia cumprido seu papel de precursor do Messias. João era a voz que se fez ouvir para levar o Senhor aos corações. Mas ele não se dignará vir se nós não prepararmos o caminho. Isto é: se não dermos espaço para ele em nossa vida.
Aprendamos de João a humildade coragem e fidelidade. Apresentar o Cordeiro de Deus ao mundo e não querer para si a gloria e nem querer ser a luz, mas mostrá-la aos outros. Não anunciar uma religião ou uma igreja, mas anunciar Jesus a luz do mundo e dar testemunho desta luz é preciso que Cristo cresça e eu diminua. Que Deus nos dê a graça de com nossas palavras e obra possa apontar a todos eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo. Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.
Em Cristo
Rita Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário