BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

5 de fev. de 2012

“Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim” Rita Leite





Terça-Feira 07 de Fevereiro
Evangelho Marcos 7,1-13
Os fariseus e alguns mestres da lei se reúnem em torno de Jesus para questioná-lo sobre a maneira como se comportam seus discípulos. Depois de observarem que os discípulos de Jesus comiam sem lavar as mãos perguntam a Jesus porque eles não seguem a tradição dos antigos. O simples gesto de higiene que era lavar as mãos antes de comer acabou se tornando um peso para as pessoas. Para os fariseus e os mestres da lei o comer sem lavar as mãos era uma afronta as leis de Moisés. As tradições e costumes que foram adquirindo ao longo do tempo foram se incorporando as leis que Moisés deu a eles e isso acabou se tornando uma maneira de excluir aqueles que não conseguiam viverem tais leis. Se bem que nem os fariseus conseguiam cumprir toda a Lei.
 Jesus chama a atenção deles para o quarto mandamento que é honrar pai e mãe. Os fariseus para não terem a obrigação de amparar os pais na velhice ofereciam a Deus seus bens e assim ficavam livres de ajudarem os próprios pais.
Jesus diz a eles que os mandamentos de Deus devem ser mais importantes que tais tradições excludentes e pecaminosas. Não devemos desprezar os próprios pais, e nenhuma pessoa em nome de um culto religioso.
Isaías profetizou que “este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim”. Como pode alguém dizer que honra a Deus e não viver o que Deus ensina que é o amor fraterno. O amor a Deus se resume no amor ao próximo. São João nos diz: “quem não ama seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê.” E ainda “quem possui os bens deste mundo e, vendo seu irmão passar necessidade, fecha-lhe o coração, como pode o amor de Deus permanecer nele?” Portanto quem quer seguir fielmente a Deus e honrá-lo verdadeiramente deve amar o próximo, esta é a lei que Jesus veio nos ensinar.
 O amor a Deus e ao próximo é mais importante que todas as tradições e costumes exteriores.
 Vale lembrar que estas tradições que são citadas neste Evangelho nada têm a ver com a Tradição Apostólica, que é a transmissão da mensagem de Cristo, realizadas desde as origens do cristianismo. Os Apóstolos transmitiram a seus sucessores, os bispos, e por meio deles a todas as gerações até o final dos tempos o que receberam de Cristo e aprenderam do Espírito Santo.
Tomemos cuidado com certas praticas religiosas que poderemos usar e que poderá discriminar ou excluir alguém, pois para Deus a pessoa humana está em primeiro lugar. O verdadeiro culto a Deus deve louvá-lo e bendizê-lo na promoção da vida.
Em Cristo
Rita Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário