BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

7 de fev. de 2012

“Jesus fala sobre a impureza” – Claudinei M. Oliveira





Quarta – feira, 08 de fevereiro de 2012
Evangelho: Mc  7,14-23
            Escutem todos o que eu vou dizer e entendam! Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura”:Jesus disse para multidão que ouvia atentamente sua pregação.  Claro que muitos ficaram chocados com a argumentação do Mestre. Como podemos ficar impuros com as coisas que saem de dentro?  Como podemos pecar contra nós mesmo através da fala? Eram palavras que incomodavam muitos seguidores. Afinal, Jesus não estava para fazer “bons” amigos mesmo, Jesus estava para orientar e falar a verdade, mesmo que magoassem seus ouvintes.
            Mas o que levou Jesus a evocar com tenacidade certos argumentos que causariam comoção até entre os discípulos? Talvez fosse a maneira das pessoas se comunicarem com outras. Muitas vezes o cristão pensa estar falando bonito e acertando as ponderações, porém, na verdade, está matando através da fala seu irmão. Aquilo que está saindo da boca vem do coração e, ao invés, de ajudar, pode estar destruindo vidas. Logo a impureza toma o Ser do indivíduo mesclado com ações maléficas.
            Todo o cristão deve atentar-se para a fala. Não deve encher o coração e alma com pensamentos pecaminosos, destrutivos. Quanto mais lixo envolvendo a vida, mais impuro fica o homem. Assim, ao dirigir às pessoas de bens não vai favorecê-las com boas mensagens.
            Jesus termina o Evangelho com palavras que parecem ser ditas hoje, para nós neste momento: O que sai da pessoa é o que a faz ficar impura. Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras.  Em negritos não são minhas palavras, são palavras do Santo Evangelho. Veja o quanto nos comove os ditos de Jesus. Ele sabia o que estava dizendo. Queria o bem da humanidade e, portanto, todos deveriam orientar com bons pensamentos para crescer na fé os ensinamentos da libertação.
            A libertação pode levar o homem a esfera da bondade e retirar da agonia em viver presos as pressões. Tornar-se limpo para ouvir e falar com alegria algo que possa trazer a paz e a fraternidade junto a sociedade. Talvez torna-se desafiadora, mas com justiça e libertação do mal que engana o Ser, o homem pode oferecer aquilo que tem de melhor: a solicitude e o serviço para com os irmãos.
            Diante deste Evangelho e vivendo numa sociedade opressora como a nossa, entendemos os porquês de tantas impurezas. São pessoas que guarda no coração a virilidade do engodo, do desprazer, da maldade, da violência e da rejeição. Tornam-se fúteis, não dão sentido para a vida e carregam o ódio na expressão facial na tentativa de mostrar serem as mais fortes e poderosas.
            Sabemos que está prática não condiz com os ensinamentos do Mestre. Ainda não acordamos para a vida em comunidade, não olhamos para o irmão e enxergamos o irmão, mas enxergamos a extensão do obstáculo do nosso dia-a-dia. Que pena! Somos surdos, cegos e mudos. Temos muitos que aprender para crescer no amor de Cristo Ressuscitado.
            Enfim, que a impureza não  envolva nosso ser e não esfacela a nossa compreensão das coisas do Pai, mas tornemo-nos ouvintes corretos do bem para encher o coração de coisas boas. Amém.   
Felicidades, Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário