BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

5 de jun. de 2011

Jesus envia os discípulos e recomenda para que eles não fossem aos territórios dos pagãos e dos samaritanos -Sal


Ano A - Dia: 06/07/2011


Mt 10,1-7

Vamos entender porque Jesus recomendou os discípulos para que eles não fossem aos territórios dos pagãos, nem entrassem nas cidades dos samaritanos, mas sim que fossem  às ovelhas perdidas da casa de Israel, para proclamar que  'O Reino dos Céus estava próximo'.

            Onde ficava o território dos pagãos?  Na Galiléia.  E por que?

Veja o seguinte: A Galileia, situada na região setentrional da Palestina,  era uma região próspera e bem povoada, de solo fértil e bem cultivado. A situação geográfica  dessa região, fazia dela um ponto da atração de  muitas pessoas das áreas vizinhas, as quais viviam em situações difíceis por causa da pouca quantidade de chuva. Assim, a Galiléia  tornou-se um ponto de encontro de muitos povos; por isso, uma grande quantidade  de pagãos fazia parte da sua população. A coabitação de populações pagãs e judias fazia, certamente, com que os judeus da Galileia vivessem a religião de uma maneira diferente dos judeus de Jerusalém e da Judéia: a presença diária dos pagãos conduzia, provavelmente, os galileus a suavizar a sua prática da Lei e a interpretar mais amplamente as regras que se referiam, por exemplo, às impurezas rituais contraídas pelo contato com os não judeus. No entanto, isto fazia com que os judeus de Jerusalém desprezassem os judeus da Galileia e considerassem que da Galileia "não podia sair nada de bom", quando se referiram a origem de Jesus Cristo.

Então foi por isso que Deus escolheu a Galiléia, lugar de povo  desprezado, para daí, fazer nascer o Seu Filho. Desse modo, Jesus, desde o seu nascimento, já foi motivo de contradição e de correção de  toda injustiça. Foi na Galiléia que Jesus viveu quase toda a sua vida. Foi também na Galiléia que Ele começou a anunciar o Evangelho do "Reino" e onde começou a reunir à sua volta um grupo de discípulos. Portanto, esse fato sugere que a o anúncio libertador de Jesus tem uma dimensão universal: destina-se a judeus e pagãos.

Quantos aos samaritanos, Eles viviam na Samaria, e eram um povo formado pela mistura de várias raças, sendo  por isso  considerados impuros  pelo judeus, e indignos de adorar a Deus no Templo de Jerusalém.  Os samaritanos adoravam a Deus no Monte Garizim, e viviam em constantes confrontos com os judeus que os desprezavam, e os excluíam.

            A recomendação de Jesus para que os inexperientes  catequistas não se dirigissem a esses dois lugares, com certeza não se tratava de uma discriminação por parte do Mestre, mas sim para poupar os novos evangelizadores de possíveis, retaliações, e de serem mal recebidos por esses povos mal-vistos pelos judeus.  Sabemos que depois que os discípulos pegaram prática e coragem, eles se dirigiram aos samaritanos e aos pagãos.

             Assim também nós devemos sempre imitar Jesus. Aos catequistas novos e inexperientes, não devemos enviá-los a clientelas rebeldes, e difíceis, para que eles não se assustem, e não desanimem logo antes de começar sua carreira, sua missão. 

            Um testemunho: Hoje depois de vários anos de experiência como professor, e catequista, eu enfrento as mais variadas platéias de alunos problemas , rebeldes, e graças a força sempre presente do Espírito Santo, sempre tenho uma resposta para as perguntas maliciosas que por vezes me fazem.

            Catequista. Coragem! Vá em frente! Pois ai do mundo, ai de nós se não evangelizarmos!

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário