BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

11 de dez. de 2011

Quem vai trabalhar na vinha? - Padre Queiroz


Terça-feira, 13/12/2011

Mt 21,28-32

 

João veio, e os pecadores creram nele.

Neste Evangelho, Jesus nos conta a parábola dos dois filhos. O pai pede ao primeiro para ir trabalhar na vinha, ele fala que não quer, mas depois muda de opinião e vai. O pai faz o mesmo pedido ao segundo, este fala que vai, mas não vai.

Jesus explica a comparação: os publicanos e as prostitutas eram pessoas que levavam vida errada, isto é, inicialmente disseram "não" ao Pai que é Deus. Mas depois se arrependeram e acreditaram na pregação de João Batista e de Jesus.

Já os sumos sacerdotes e os anciãos, que respondiam "sim" a Deus no Antigo Testamento, agora respondem "não" ao mesmo Deus, no Novo Testamento. Portanto, eles agem como o segundo filho da parábola, que disse que ia trabalhar na vinha, mas não foi.

Os próprio sumos sacerdotes e anciãos se condenaram, dizendo que quem fez a vontade do pai foi o primeiro filho, que representa os publicanos e as prostitutas. Jesus conclui dizendo que os publicanos e as prostitutas os precederão no Reino de Deus.

Trazendo para nós hoje, há pessoas que no passado diziam "sim" a Deus com generosidade, e hoje são medíocres. E existem também exemplos contrários, de pessoas antes afastadas e hoje engajadas e generosas para Deus e a Comunidade. O que vale é o que a pessoa é hoje, não o que foi no passado. Os pecados do passado, Deus está pronto a nos perdoar, se depois mudamos de idéia e nos convertemos. Outro sentido é que Deus gosta mais das pessoas que cumprem com fidelidade e perseverança a sua Lei, mesmo sem prometer nada, do que daquelas que prometem muito e fazem pouco.

Mais do que palavras bonitas, o que agrada a Deus são as ações corretas. Os fariseus gostavam de se apresentar como santos, isto é, diziam "sim" na aparência, mas "não" nas ações. Deus gosta de palavras bonitas, mas quando são acompanhadas de uma vida bonita.

Há pessoas que têm facilidade em prometer, mas depois se esquecem e não cumprem. Como aquele que disse: "Eu consigo parar de fumar; só este ano já parei três vezes!"

Existe até uma afirmação de que emprestar é sinônimo de dar, porque quem pede emprestado promete devolver mas não devolve. Deus não gosta desse tipo de gente. São atitudes indignas de cristão. Se as pessoas cumprissem o que prometem, não precisaríamos do SPC, CERASA etc.

No dia do nosso batismo, os nossos pais e padrinhos disseram "sim" a Deus em nosso lugar. E nós assumimos aqueles compromissos na primeira comunhão, e o renovamos na crisma, e todos os domingos na Missa, quando fazemos a profissão de fé. Como estamos hoje em relação aos nossos compromissos batismais?

S. Paulo disse "não" a Cristo, quando jovem. Mas depois disse "sim" e o manteve até a morte. Assemelhou-se, portanto, ao primeiro filho da parábola.

E ele compara a vida cristã com uma competição de corrida a pé. "Acaso não sabeis que todos correm, mas um só ganha o prêmio? Correi de tal maneira que conquisteis o prêmio. Todo atleta se impõe todo tipo de disciplina. Eles assim procedem, para conseguir uma coroa corruptível. Quanto a nós, buscamos uma coroa incorruptível" (1Cor 9,24-25).

Quando Deus Pai chamou seu Filho Jesus para a missão de redimir a humanidade, ele respondeu: "Eis me aqui, ó Pai, para fazer vossa vontade!" (Hb 10,7). E depois perseverou naquele "sim". "Cristo humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz!" (Fl 2,8). Jesus, portanto, não se assemelhou nem ao primeiro nem ao segundo filho, pois respondeu "sim" a Deus Pai, e cumpriu esse "sim" até o fim da vida terrena, e continua cumprindo hoje.

Cada dia que amanhece é um novo presente que Deus nos dá. Quando abrimos os olhos e vemos a luz de um novo dia, cabe a nós agradecer a Deus o dom da vida e vivê-la bem hoje, porque amanhã não sabemos se estaremos vivos.

Certa vez, um casal estava viajando numa cidade grande, em direção a um bairro desconhecido. Eles iam à casa de um amigo, que os convidara para jantar.

O marido ao volante e a esposa ao lado, indicando o caminho. Em determinado momento, ela disse: "Na primeira esquina vire à direita". Ele teimou que era à esquerda. Os dois discutiram um pouco, mas por fim ela cedeu, a fim de que não chegassem à casa do amigo mal humorados. Resultado: depois de muito andar, tiveram de voltar àquela esquina e entrar à direita. Assim, chegaram atrasados no jantar.

Na volta, conversando sobre o incidente, ela disse: "Se você tinha certeza de que eu estava errado, por que não insistiu um pouco mais? Ela respondeu: "Entre ter razão e ser feliz, eu preferi ser feliz. Estávamos à beira de uma briga. Se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite"

Dizer "sim" na hora do casamento é fácil. Mas o importante é mantê-lo até o fim da vida.

O Natal se aproxima. Não queremos celebrá-lo mal humorados ou carregando algum pecado. É para isso que existe o advento.

Maria Santíssima ganhou de longe desses dois filhos da parábola, porque ela, a exemplo do Filho, disse "sim" para Deus no começo da vida e o manteve até o fim. Maria do "sim", rogai por nós!

João veio, e os pecadores creram nele.

Padre Queiroz

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário