Sábado, 11 de junho de 2011
S. Barnabé
Outros Santos do Dia: Félix e Fortunato (dois irmãos, mártires de Aquiléia), Herebaldo da Bretanha (eremita), Maria Rosa Molas y Vallvé (fundadora, canonizada por João Paulo II no dia 11 de dezembro de 1988), Parísio de Treviso (monge), Paula Frassinetti (virgem, fundadora das Irmãs de Santa Dorotéia), Remberto de Hamburgo e Bremen (bispo), Tochumra de Kilmore (virgem), Tochumra de Tuam (virgem)
Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 11,21b-26;13,1-3.
Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé.
Salmo responsorial: 97, 1-6.
O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.
Evangelho: Mateus 10, 7-13.
De graça recebestes, de graça deveis dar!
Esta passagem tem início com a exortação "anunciai que o Reino está próximo". É a missão de todo cristão. Na tarefa da evangelização existem recomendações que procuram fazer com que o discípulo de Cristo saiba que tem que ser uma pessoa que "viva em liberdade", livre para a missão que lhe é confiada.
Esta liberdade de que tanto falou Jesus leva os discípulos a se desprenderem das coisas materiais, dos títulos, cargos e postos, sem maiores possessões que os escravizem pelo caminho e que impeçam sua missão. E não é preciso se preocupar com o que vão comer ou vestir, porque "todo trabalhador tem direito a seu sustento", e o Senhor não abandona seus queridos servidores.
Os verbos sanar, ressuscitar, limpar e expulsar indicam que a missão é exigente, mas gratificante, porque o que recebemos de graça, temos que dar de graça. Foi o que fez Jesus, dando testemunho do Pai em meio a todos, curando, levantando, alimentando, limpando, ressuscitando.
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário