Quinta-feira, 9 de junho de 2011
Bem Aventurado José de Anchieta
Outros Santos do Dia: Baithin de Iona (abade), Cumiano de Bobbio (monge, bispo), Juliano da Síria (monge), Maximiano de Siracusa (monge, bispo), Pelágia de Antioquia (virgem, mártir), Primo e Feliciano (mártires de Roma), Ricardo de Andria (bispo), Vicente de Agen (diácono, mártir)
Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 22, 30; 23, 6-11.
Coragem! Deste testemunho de mim em Jerusalém, assim importa também que o dês em Roma.
Salmo responsorial: 15, 1-2.5.7-11.
Protegei-me, meu Deus, porque em Vós me refugio.
Evangelho: João 17, 20-26.
Que todos sejam um.
O diálogo íntimo de Jesus com o Pai, orando e suplicando a favor de seus discípulos, nos revela duas coisas fundamentes: "a unidade" e "o conhecimento". Para João é importante que os discípulos de Jesus vivam em comunhão e conheçam o Pai. É fundamental para o cristão manter a unidade, que não significa uniformidade, mas a união de todos com Aquele que não chamou (Deus), e união com os irmãos que, na diversidade, compartilham um mesmo ideal: o Reino.
A verdadeira unidade dos cristãos, enriquecida pela sua variedade, é fruto do amor com que o Pai e o Filho, pelo Espírito Santo, se amam e nos amam. O ser "um" com Jesus implica adesão plena à sua mensagem e espalhá-la para o mundo que ainda não o conhece.
Por tal motivo, o chamado de Jesus está relacionado com o envio que é inerente ao discípulo. Ser enviado implica conhecer e vivenciar a mensagem a ser anunciada. É buscar, por todos os meios, levar o amor a toda humanidade.
Missionários Claretianos
Nenhum comentário:
Postar um comentário