BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de dez. de 2011

“Jesus curou um paralítico” – Claudinei M. Oliveira


            Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: 'Hoje vimos coisas maravilhosas!' Não era para menos. Um paralítico sair andando carregando seu leito no meio da multidão composta por fariseus, doutores da lei e escriba de toda tribo da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém, através de sua fé, na força divina de Jesus, claro que todos os presentes ficaram de boca aberta para a sena de cura.
            Jesus não media esforços para acatar as solicitações dos mais desvalidos. Tinha apreço invejável por aqueles que viviam no sofrimento. Entretanto, não suportava os homens poderosos arrogantes que maltratavam os pequenos. Mesmo pregando para multidão, neste caso, num ambiente fechado, fez a cura de um paralítico para mostrar aos opositores o poder da graça e da benevolência. Pois quem aproxima de Jesus com alguma enfermidade e carrega em si a fé e o compromisso da transformação, não perde tempo, tem seu pedido alcançado.
            Claro que os fariseus ficaram resmungando: como pode um pé rapado falar em nome de nosso Deus? Olha que o insulto chega curar doentes. Isto é uma blasfêmia! Somente o Senhor tem o poder de curar, mais ninguém! Contudo, o admirável Jesus olha para os resmungadores e fala claramente:'Por que murmurais em vossos corações? O que é mais fácil dizer: 'teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'levanta-te e anda'?  Nem posso notar o pensamento dos opositores depois desta fala.
            Jesus ao curar o paralítico estava eliminando a causa e o sintoma, isto é, está perdoando os pecados e retirando também os empecilhos para caminhar até o Pai. O enfermo na época era possessão do mal e para tirá-lo era preciso ir ao templo e oferecer ofertas, tinha que pagar para receber a cura. Mas Jesus fazia gratuitamente. Não cobrava nada. Talvez por isso que os doutores da lei e os fariseus ficavam murmurando. Neste caso, as ofertas ao templo estavam diminuindo.
            A paralisia impede o caminhar de uma pessoa. Ela depende da outra para mover-se até para praticar pequenas tarefas. Jesus ao curar a paralisia do enfermo está lembrando a todos que a ação é fundamental para melhor construir o Reino da Justiça. Não deve permanecer parado diante do serviço do anúncio da Boa Nova. Tem que colocar a caminho com as duas pernas e pés firmes no chão para trilhar fielmente na estrada certa. O homem foi gerado a partir da graça de Deus, não para ser um estorvo, estático e inerte; o homem foi gerado para fazer valer a vida em dignidade e fazer chegar aos rincões do mundo a verdadeira dignidade fraternal.
            Os fariseus ficaram perturbados com o moço de coração aberto de Nazaré. Quiseram matá-lo a todo instante, olha que conseguiram. Assim, no mundo de hoje ainda existam fariseus e doutores duvidando da sua missão. Não querem aceitá-lo. Para mostrar que têm poderes, falam mal, fazem difamação absurda, fazem de conta que não existe, criam deuses a seu modo e não têm fé. Que pena!  Ainda não aprenderam nas sagradas escrituras  por não quererem ou por não saberem ler as entrelinhas das palavras.  
            Portanto, andemos firmemente no caminho certo, deixa a preguiça e o mal-estar para trás. O mal quer de toda maneira aprisionar a vontade ser fazer algo de bom para o Reino, sempre cria inovações para chamar a atenção, não dê bolas para o mal, encante-se com Jesus, porque vale a pena andar com as próprias pernas. Louvado seja nosso Senhor Jesus Ressuscitado, Amém.
Que o Menino-Jesus ensine a andar no caminho certo. Abraços. Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário