João 21,15-19
A pergunta que Jesus faz a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?" é a pergunta que nós deveremos fazer a nós mesmos, será que amamos a Jesus acima de tudo? Um dos dez mandamentos está escrito da seguinte forma: "Amar a Deus sobre todas as coisas", e Jesus nos ensina que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Será que somos capazes de amar a Deus, amar a Jesus e manter este amor mesmo que nossa família seja contrária a este amor? Jesus disse que quem não deixar pai e mãe por sua causa não será digno dEle. Mais uma palavra para reflexão.
O amor de Deus está acima do entendimento humano, e não há barreiras que impeça este sentimento divino. Quando Jesus fala do amor, fala justamente deste sentimento divino, para o qual deveremos voltar nossas atenções. Foi por amor que Deus enviou o seu filho Jesus Cristo ao mundo, para que todo aquele que nEle Crê não morra mas tenha a vida eterna. Jesus como Filho de Deus não precisava passar por tudo o que passou neste mundo, mas assim o fez porque muito amou, amou de tal maneira que deu a sua vida por todos nós.
Dá para entender o que Jesus quer nos dizer, quando nos questiona a respeito do amor? "Pedro se tu me amas apascenta as minhas ovelhas". Jesus está nos dizendo neste momento: "Se vocês me amam apascentem as minhas ovelhas", isto é: se vocês me amam cuidem dos meus filhinhos, levem a paz no meio deles, não as abandonem. Amem os que são meus como eu vos amei. A nossa responsabilidade é muito grande no meio do povo de Deus, já pensaram nisto?
Quem leu o Pequeno príncipe, lembra muito bem desta frase: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".
As ovelhas de Cristo são os irmãos que cativamos pela fé, e ai está a nossa responsabilidade, cuidar deles para que não se percam. Mas ainda há ovelhas que não fazem parte do rebanho de Jesus e que precisam de nossa ajuda para que venham para o Reino de Deus, e Jesus também nos convoca a este serviço. Aí também entra a família que ainda não conhece a Deus na sua intimidade, pais e irmãos que ainda não são ovelhas de Jesus.
Não podemos deixar Jesus por causa da família, porque Jesus vem em primeiro lugar, mas os pais e irmãos se não são convertidos, devem ser cativados para que se tornem também cristãos. É uma tarefa árdua, mas se vencida, teremos a felicidade de participarmos juntos da glória de Deus.
Cuidemos do povo de Deus, e vamos cativar aqueles que ainda não vieram para Deus.
Amém
Newton Hermógenes
Nenhum comentário:
Postar um comentário