BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

4 de mar. de 2012

“Há um só Pai” – Claudinei M. Oliveira




Terça - feira, 06 de março de 2012
EvangelhoMt  23, 1-12

            A humildade é a sensatez da solidariedade para com os irmãos  na busca da força para aproximarmos do Pai. Não podemos observar os mandamentos de Deus  e interpretarmos ao modo conveniente, sem levar em conta a constância do serviço para com a comunidade. Devemos sim seguir nosso único Mestre, que  é Deus, pois Ele é o caminho verdadeiro da justiça.
O evangelista Mateus lembrou sua comunidade de que Cristo Ressuscitado é o exemplo a ser seguido, pois quando pregava para a multidão lembrava-se do quanto à justiça era favorável para uma vida feliz e cheia de graças. Entretanto, atentava a todos de que alguns  não entenderam a significância da sensatez da humildade para com os mais empobrecidos. Usando a Sagrada Escritura, e fazendo uma leitura unilateral, contemplavam vivacidades interesseiras a fim de intimidar os pequenos que viviam na obediência cega. Assim falava Jesus: “Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para explicar a Lei de Moisés. Por isso vocês devem obedecer e seguir tudo o que eles dizem. Porém não imitem as suas ações, pois eles não fazem o que ensinam. Amarram fardos pesados e os põem nas costas dos outros, mas eles mesmos não os ajudam, nem ao menos com um dedo, a carregar esses fardos. Tudo o que eles fazem é para serem vistos pelos outros”. Foram palavras duras dita por Jesus quanto a não observância da prática da justiça por aqueles que diziam entendidos da Palavra do Senhor.
Diante de nós está aquele que ofereceu gratuitamente dignidade de vida plena. Este Deus que nós ama quer o bem de todos os filhos na face da terra. Para acalentarmos no caminho correto devemos  voltar nossas ações para o bem comum sem distinção ou discriminação. Não podemos  vangloriar-se  ou  querer ser maior do que os outros.Todos são filhos do mesmo Pai. Nada de fazermos com que o outro carrega o pesado fardo, com intuito de ampliar o poder, e nada oferecemos em troca dos favores.
Jesus adverte os fariseus e os doutores da Lei. Eles seguem a Sagrada Escritura a partir do seu ponto de vista, e, maltratam e oprimem o povo fraco. Ou seja,  pedem para fazer o que manda, mas não fazem o que dizem.  Na verdade são hipócritas, pois querem aparecer, mostrar que são corretos, adoram lugares de destaques e vibram por serem reconhecidos, mas nada fazem para o bem-estar do povo que os sustentam.
Para tanto, devemos ter somente um líder, um pai e um mestre. Este por sua vez é o Deus poderoso. Este líder quer nos levar para o mundo encantado da salvação e oferecer suave fardo para a manutenção da vida.
O povo diante de Jesus tem que prestar atenção com as falsas lideranças, pois para onde estão querendo levá-lo?  O caminho que está sendo trilhado levará para ao encontro do Pai? Ou será que as atitudes e os discernimentos deste pai-terreno são aproveitadoras?  
O povo precisa de libertação da consciência, da alienação e da falta de ação diretiva para ultrapassar os percalços da vida. Para tanto, seguir o verdadeiro Jesus é construir o Reino da justiça e do amor. Não há outro Pai além de nosso Deus. Ele é o único e verdadeiro que nos orienta no caminho certo da salvação.
Ao olharmos para a realidade percebemos o quanto somos importantes para Deus. Ele colocou à nossa frente tudo aquilo que precisamos. Agora, com gesto de fraternidade e de solidariedade agiremos na mais pura bondade entre os irmãos. Contudo, façamos esforços para levar a bondade no seio de todo povo que, às vezes, ainda não encontrou  a caridade divina. Olhamos, também, para a pessoa à nossa frente e percebamos a extensão do Criador, ali, está o Cristo que morreu para exemplificar o caráter da humildade, livrar o homem do pecado e trazer a libertação.
Portanto, temos nosso amor de Pai que sempre estendeu sua mão milagrosa a fim de segurarmos em seus dedos fortes na direção do amor e da alegria. Caros irmãos, seguimos o Jesus que  libertará de todos os males. Amém!
 Abraços, Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário