BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

7 de jun de 2011

Não enfrenteis quem é malvado.-Missionários Claretianos

Segunda-feira, 13 de junho de 2011


Sto. Antônio de Pádua

Outros Santos do Dia: Aquilina da Síria (virgem, mártir), Fandila de Penhamelária (presbítero, abade), Felícula de Roma (virgem, mártir), Fortunato e Luciano (mártires da África), Peregrino de Aquila (bispo, mártir), Ramberto de Bugey (mártir), Trifilo de Chipre (bispo)

Primeira leitura: Coríntios 6,1-10
Em tudo nos recomendamos como ministros de Deus.
Salmo responsorial: Salmo 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R.2a)
O Senhor fez conhecer a salvação.
Evangelho: Mateus 5,38-42
Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado.


Nesta passagem o evangelista apresenta a famosa Lei do Talião: "olho por olho, dente por dente", que gera mais violência do que a existente. Mahatma Gandhi dizia com grande ironia: "Se aplicarmos o olho por olho, logo o mundo ficará cego". A vingança é violência e gera violência. Por esse motivo, Jesus apresenta uma nova maneira de atuar frente ao mal que nos aflige.

Parece absurda a proposta de Jesus (dar a outra face, dar o manto...), mas o Reino não se constrói com violência, mas com paz, justiça, verdade, amor. Jesus mesmo nos deu exemplo de vida ao se comportar como o "Servo Sofredor" que não escondeu sua face dos insultos e cusparadas, de bofetadas e flagelos.

Ensina-nos a não responder o mal com mal, mas, como diz São Paulo em Romanos 12,17.21: "a ninguém devolva mal pelo mal. Vença o mal fazendo o bem". A proposta evangélica da não-violência tem que ser um exercício eficaz para ir assumindo um novo estilo de vida.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário