BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

12 de jun. de 2011

Não julgue apressadamente - Diac. José da Cruz


20 de Junho de 2011

Evangelho Mateus 7, 1-5

                          

Incomodava-me o fato de ver lá no fundo da Igreja, um amigo meu, que nunca esperava a bênção final e se mandava na hora dos avisos, comecei a julgá-lo mal, achava que  era um intolerante, se a celebração passasse cinco minutos além do horário, ele nem esperava a bênção, em outra ocasião durante um batizado, tocou um celular em meio a celebração e uma mulher saiu para atender. Nos dois casos fiquei muito irritado e um dia, disse ao meu amigo, com certa severidade, que ele pecava quando se negava a receber a bênção final, então ele explicou-me que as oito em ponto o irmão dele, que cuidava do pai enfermo, tinha que sair para o emprego, e as oito em ponto ele tinha de estar em casa porque não tinha quem cuidasse do pai doente, sempre que vinha na celebração das sete, se o horário passava um pouquinho tinha de sair correndo...Minha cara quase caiu ao chão, de tanta vergonha.

Quanto a mulher do celular, que em uma reunião da pastoral fiz uma crítica pesada, alguém me explicou que o telefonema era do hospital, que inclusive ela chorou muito no pátio da igreja, ao receber o telefonema, pois a sua mãe, internada, teve seu estado de saúde agravado.

Nos dois casos cometi o pecado que este evangelho fala fazer um julgamento ruim mediante uma atitude do próximo, e ainda por cima comentar com algumas pessoas sobre o fato, denegrindo ainda mais a imagem do irmão ou da irmã.

Jesus nos pede a prudência e a sensibilidade no trato com as pessoas, mas infelizmente até na comunidade, o que mais se faz é um mau juízo. Às vezes nem conhecemos direito a pessoa mas temos antipatia por ela porque alguém nos disse algo de ruim sobre a mesma.

Por conta disso rompemos relações, perdemos amizades, desprezamos os outros, tudo porque o pecado ou defeito nos impede de ver, que aquela pessoa tem também qualidades, mas o pior ainda é quando queremos que o outro mude de vida e se converta isso é querer tirar a trava que o impede de enxergar.

O evangelho afirma que todo esse rigorismo e as vezes moralismo, que praticamos em nossa relação com algumas pessoas, se voltará contra nós, porque também Deus nos olhará com rigor e nos negará sua misericórdia se a negarmos aos nossos irmãos e irmãs.

Todas as pessoas têm defeitos, mas têm também qualidades, que a fazem merecedoras de atenção, carinho e respeito. Deus nos olha sempre por esse lado bom, mas e n~´os, como é que olhamos para o próximo?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário