BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

5 de jun. de 2011

Jesus venceu o mundo - Nancy

06/06/2011: 2ª feira

"Eu venci o mundo" – Nancy

Jo 16,29-33

            As palavras de Jesus Cristo aos discípulos, neste evangelho de João, é uma exortação à coragem mesmo diante das intempéries da vida, que farão parte da caminhada de todo homem, de todo e qualquer cristão que abraçar a sua causa.

            Jesus utilizava-se de simbologia e de uma linguagem figurada para falar das coisas de Deus. Por isso as suas parábolas são até hoje usadas como exemplo de vida para todos nós. Nelas, e através delas, conseguimos compreender o que o Mestre queria nos propor.

            Mas antes de sua partida, Jesus fala claramente aos discípulos do que iria acontecer com Ele. E mesmo falando claramente, o entendimento para eles era difícil, pareciam lerdos de pensamento, precisando amadurecer muito mais na fé para perceber as coisas do alto.

            Jesus ensinava e dava exemplos práticos aos seus discípulos de como cultivar a perseverança e a coragem. Coragem para caminhar, para vencer os desafios, para levantar em todas as quedas da caminhada, para acreditar diante de todas as dificuldades e fracassos do dia a dia. Em momento algum Jesus os estimulava ao medo, muito pelo contrário, de forma transparente os alertava sobre a "via crucis" que carregariam ao segui-lo, mas lhes assegurava a vitória! 

            Somos também discípulos de Jesus. Somos mais corajosos que medrosos? Por isso, pensemos: do que temos medo? Do passado, presente ou futuro? Temos medo de passar alguma necessidade? Medo de perder os bens materiais não sabendo administra-los devidamente? Medo de sermos assaltados? Medo de ficarmos doentes, morrer, deixar nossos entes queridos? Ou medo de perdê-los? Medo da solidão? Medo, medo, medo...

            Jesus alentou os seus discípulos e o alento nos serve para os dias de hoje: "No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo."

            Jesus se faz presente no meio de nós e nos conclama a vivermos em comunidade, inspirados e unidos pelo Espírito Santo. Somente em comunidade podemos fazer da fração do pão o alimento de sustentação de nossas vidas.

            Irmãos e irmãs: Roguemos a Jesus Cristo o Espírito Santo sobre cada um de nós para que a coragem desponte em nosso ser, de maneira que sejamos missionários, portadores e anunciadores do evangelho, testemunhando as obras do Senhor em nossas vidas.

            "Eu venci o mundo" – disse Jesus! Nós igualmente venceremos o mundo, em Jesus e com Jesus. Amém, aleluia!

Abraços fraternos, na paz de Cristo.

Nancy – professora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário