BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de jun. de 2011

Teu Pai te dará a recompensa - Missionários Claretianos Quarta-feira, 15 de junho de 2011


11ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Abraão de Saint-Cyrgues (abade), Adelaide de La Cambre (virgem, monja), Bardo de Mainz (monge, bispo), Benilde de Córdova (mártir), Constantino de Beauvais (bispo), Domiciano e Adelino de Lobbes (monges), Dula de Zefiro (mártir), Edburga de Winchester (abadessa), Esíquio de Dorostorum (mártir), Germana Cousin (virgem), Isfrido de Ratzeburg (monge, bispo), Landelino de Lobbes (abade), Lívia, Leônidas e Eutrópia (mártires de Palmira, na Síria), Melano de Viviers (bispo), Orsísio de Tabenne (abade), Tatiano da Cilícia (mártir), Vouga de Lesneven (bispo)


Primeira leitura: Coríntios 9,6-11
Deus ama quem dá com alegria.
Salmo responsorial: Salmo 111(112),1-2.3-4.9 (R. 1a)
Feliz aquele que respeita o Senhor!
Evangelho: Mateus 6,1-6.16-18
Teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa

No contexto judaico, havia personagens que costumavam fingir "atos de misericórdia" para que o público os visse e os louvasse por sua "grande bondade". Eram os fariseus. Jesus se refere a eles quando expressa: "Como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas casas para serem louvados". Mateus apresenta as três obras boas para os judeus: jejum, oração e esmola, com a finalidade de aproximar mais a pessoa de Deus.

O chamado de atenção de Jesus a seus discípulos, e a nós também, é que não sejamos como eles, que quando realizarmos essas obras, as façamos em segredo, porque o "Pai que vê o que está oculto nos recompensará". É um recado para cada um de nós, especialmente em nosso tempo em que os meios de comunicação de massa exaltam o heroísmo, a exaltação, o exibicionismo e menosprezam o anônimo: "se não for personagem público, não vale". As pessoas se esforçam para ser personagem público, mas pouco a pouco vai perdendo o fundamental: a identidade.

Missionários Claretianos

Nenhum comentário:

Postar um comentário