BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

5 de jun. de 2010

A OFERTA DA VIUVA


O mérito não está na grandeza ou pequenez da nossa oferta à Deus. Mas qual intenção há em nosso coração em fazê-la!

No Evangelho de hoje, o apóstolo Marcos diz-nos que os escribas e fariseus fazem ostentação da sua suposta bondade. Dão esmolas, tocando a campainha; rezam no templo à frente e em tom de grandiosidade; ocupam os primeiros lugares, etc.

Acautelai-vos dos escribas. Eles gostam de passear com longas vestes e de receber cumprimentos nas praças. Querem os primeiros assentos nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes. Logo a seguir, Marcos conta-nos a história da viúva que, dando a mais pequena das moedas, dava tudo quanto tinha.

Foi uma atitude que Jesus apreciou e dela fez o elogio aos seus discípulos. A esmola da viúva, modesta no seu valor, foi a de maior significado. A Misericórdia é uma virtude moral pela qual uma pessoa se dedica à outra com compaixão, dando ajuda espiritual e material na medida das suas posses. O mérito não está na grandeza ou pequenez da nossa oferta à Deus. Mas sim em como o fazemos.

Jesus nos ensina a sermos coerentes nas nossas ações. Que todas as nossas atitudes estejam ajustadas à nossa verdadeira condição de vida e com a nossa realidade, mas principalmente, com a intenção do nosso coração.

Ele criticou os doutores da lei porque eles se orgulhavam do seu saber e deixavam-se ser notados, reverenciados, incensados. Com isso eles exploravam as pessoas mais humildes dando como exemplo as viúvas, sinal de humildade, de carência, de solidão.

E nos dá uma lição justamente ressaltando a ação da viúva que deu tudo o que possuía como oferta ao templo, deu consciente, e de coração. E assim fazendo ela doou muito mais do que todos os outros que depositavam grandes quantias no cofre do templo somente porque tinham mais e muito mais ainda lhes sobrava.

A coerência que Jesus nos alerta é a de que sejamos justos quando fizermos as nossas ofertas: dar tudo o que temos é colocar nas mãos do Senhor tudo o que possuímos, mesmo que seja muito, ou muito pouco, mas de coração.

Meu irmão, minha irmã como sempre digo, a cada a cada evangelho, precisamos refletir e a cada reflexão, nos levar a transformação, e conseqüentemente a nossa conversão continua e diária: Pense, como você tem feito as suas ofertas ao Senhor? Você tem dado as sobras que lhe restam, ou tem tirado do pouco que você tem para viver? Tenho certeza que se assim você o faz, penso que seja de coração. Peçamos à Jesus:Mestre amado, dá-me pureza de coração, para que todas as minhas ações sejam marcadas pela sinceridade e por um amor verdadeiro ao Pai.

Amém.

Abraço carinhoso de

Maria Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário