BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

12 de abr. de 2012

Domingo – 15-Abril-2012 Gilberto Silva


Domingo – 15-Abril-2012                      Gilberto Silva

Evangelho Jo 20,19-31

“Bem-aventurados os que creram sem terem visto.”


Caríssimos irmãos e irmãs.

 Estamos no 2° domingo da Páscoa  e neste  evangelho podemos destacar:
1-     A paz esteja convosco – Em nossas celebrações há quatro momentos em que expressamos a nossa fé na presença do Ressuscitado no meio da assembléia:
a)      Quando nos convida a proclamar o Santo Evangelho. É o próprio Jesus que torna viva as suas palavras junto aos fiéis reunidos em que a mesma é invisível, pois age pelo som, mas de maneira visível pela escrita  e espiritual quando penetra em nossas mentes agindo/transformando os corações.
b)      Quando do prefácio eucarístico onde nos propõe alimentar a fé em suas palavras, transubstanciando-se no corpo e sangue neste memorial da sua paixão e páscoa, torna-se o próprio Cristo, o Pão Vivo descido do céu que alimenta, partilha e nos torna esta força transformadora do mundo. É a sua igreja viva na fé.
c)      Quando nos concede a paz e esta reine sobre nós para que junto d’Ele, o Ressuscitado, sejamos partícipes e sinais vivos desta unidade de amor antes de celebrarmos o banquete da eucaristia, sinal de vínculo e do amor fraterno.
d)      Quando nos despede para que possamos dar continuidade à difusão do seu amor em nossos lares, trabalhos e nas missões evangelizadoras, com a sua benção,  a do Pai e do Espírito Santo.
2-     Recebei o Espírito Santo – É Jesus concedendo aos seus discípulos, o Defensor, o Advogado, o Paráclito através do sopro, assim como Genesis 2,7 o Pai dá nova vida ao homem. É a recriação para divinizar o humano para que possam ratificar todas as obras realizadas por Ele próprio quando do seu ministério terrestre. Concedendo especialmente o poder do Perdão que era tão somente pertencente a Deus; O poder da cura e da ressurreição dos mortos. Como se diz no Direito: É Jesus outorgando pelo Espírito uma procuração dando plenos poderes àqueles que Ele amava no cumprimento da mesma, sem prazo de validade,  inclusive com substabelecimento até os dias de hoje através da nossa igreja para com  nossos bispos e padres. Tudo por intermédio de Pedro, que com o novo poder e dignidade, fez uma alocução a todos.
Afinal, eram novos homens, cheios de energia. Escutaram-lhe palavras, chorando e com grande emoção; consolou-os os Apóstolos e falou de muitas coisas, que Ele, Jesus sempre predissera e que agora se tinham realizado. Lembrou-lhes também que, Ele, Jesus sofrera por dezoito horas o escárnio e a ignomínia do mundo inteiro. Esta é também a nossa fé na tradição apostólica.
3-     A bem-aventurança - Com exceção de Mateus 5,1-11 no Sermão da Montanha, onde temos o decálogo, esta foi a única bem-aventurança testamentária de João. Decorrente da ausência de fé do apóstolo Tomé, que desde o tempo em era empregado de Jairo, já duvidava de Jesus. Quando Jesus disse que a menina dormia, Tomé teimava dizendo que a mesma estava morta. Foi necessário Jesus ir buscar a menina, trazendo-a pelas mãos, viva, ressuscitada, para que pudesse acreditar n’Ele. Neste evangelho de hoje, novamente repete-se: não quis acreditar nos seus irmãos e irmãs. Somente se tocasse nos furos dos pregos nas mãos de Jesus e colocando a mão na ferida aberta pela lança, pessoalmente, acreditaria.
Caríssimos irmãos e irmãs, Tomé não acreditou nos seus irmãos e irmãs, porém quando respondemos à Paz esteja convosco – Ele está no meio de nós. Significa que mesmo sem O vir, acreditamos que Ele realmente está em nosso meio, reunido como desde o principio do seu ministério.
Hoje sem medo, sem egoísmo e com as portas abertas acolhemos a todo que desejam se reunir e celebrar a Sua palavra. Assim como Cristo acolhia a todos sem distinção de cor, credo, deficiências físicas, nós também devemos dar testemunho do Seu amor, não somente com os lábios, mas nas lutas em favor da vida, da saúde e da paz universal.

O amor de Cristo reine em seus corações para sempre.



                   
     Gilberto Silva
       (33)-8828-5673-(33)-3279-8709
"Meu Senhor e meu Deus, refúgio e fortaleza"

Nenhum comentário:

Postar um comentário