BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

17 de abr. de 2012

OS BEATOS AINDA NÃO SÃO SANTOS - Alexandre Soledade




Bom dia!
Lembro de uma propaganda que passava na televisão (faz tempo, nem me atrevo a lembrar quanto tempo faz… risos) onde Caetano Veloso narrava a insistência de um homem sobre uma bancada ou degrau de uma praça onde tentava convencer as pessoas sobre as coisas que aconteciam a seu redor que deveriam ser mudadas. Ao ver que ninguém o ouvia uma pessoa o indagou o porquê não desistia de mudar as pessoas… Ele respondeu que se ele desistisse era por que as pessoas conseguiram mudá-lo
É preciso continuar insistindo na mudança. Ser novo não só hoje, mas amanha também. Não podemos desistir de tornar esse mundo novo, repleto de pessoas novas.
 “(…) Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito”. (Romanos 12, 2)
No entanto, de forma especial hoje, falo para lideranças, condutores, coordenadores, pregadores da palavra de Deus: Tenho me empenhado a manter-me de pé, à frente, liderando sem desistir ou esmorecer mediante as criticas ou ao desânimo que assolam as pessoas de hoje?
É fato, só convenço daquilo que realmente acredito se vivo. Estou convencido da minha espiritualidade? Ela é só na igreja? “(…) O senhor é professor do povo de Israel e não entende isso? Pois eu afirmo ao senhor que isto é verdade: nós falamos daquilo que sabemos e contamos o que temos visto, mas vocês não querem aceitar a nossa mensagem. Se vocês não creem quando falo das coisas deste mundo, como vão crer se eu falar das coisas do céu”?
Sei que por maior ou melhor que sejam os argumentos ou exemplos que possamos dar a alguém, sempre depararemos com uma parede chamada livre arbítrio. Sabemos também que o que chateia e desmotiva é a vontade que alguns tem de não ouvir e a outros de atrapalhar. O próprio Jesus deparou com os que não queriam ouvir no episódio da mulher que seria apedrejada. O silêncio e a sabedoria nas palavras ditas resolveram a situação. Somos convidados a buscar a sabedoria e ao silêncio e não a desistir.
Certa vez Jesus disse que os filhos desse mundo são tremendamente astutos. Somos convidados a ser ainda mais… Precisamos abusar de novas metodologias de trabalho, buscar o conhecimento de áreas como filosofia, pedagogia, psicologia, sociologia, serviço social, gestão de pessoas, gestão e mediação de conflitos, mas nunca abandonar o bom e velho rosário, pois somos “professores” e precisamos cultivar o exemplo.
É preciso entender que somente métodos racionais e intelectuais não surtem efeito contra pessoas que são “escoladas”. É como convencer um ativista radical de esquerda a apoiar a opinião e visão antagônica do seu opositor de direita. Quantas pessoas conhecemos em nossa comunidade que nunca sentaram numa carteira universitária, mas a vida os fez doutores?
Ser novo também é buscar por capacitação
Ser novo também consiste em ter vontade de aprender, ser uma esponja, não negar o conhecimento, pois quando me fecho a ouvir, me nego por tabela em aprender.
É importante frisar um segundo lado do conto do primeiro parágrafo: E SE AS PESSOAS ESTIVEREM CERTAS E NÓS ERRADOS? De cima de um pedestal de vaidades e orgulho não conseguiremos ver a verdade enquanto não descermos ou “baixarmos nossa bola”. Esse processo de se declarar superior chama-se arrogância.
Arrogantes não convencem. Prepotentes também não!
Ser novo às vezes é ser aluno do seu aluno. É ouvir os mais velhos e respeitar o talento dos mais novos; é treinar um sucessor; é não ficar perpetuando em um cargo ou coordenação; é abolir a idéia que “sem você nada acontece”. A esse tipo de irmão (ã) costumamos chamar de beatos. É PRECISO LEMBRAR QUE OS BEATOS AINDA NÃO SÃO SANTOS, pois ainda precisam de muito mais que palavras para assim se tornarem.
Sejamos novos… Do reboco à pintura, obra completa.
Um imenso abraço fraterno


Nenhum comentário:

Postar um comentário