BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de abr. de 2012

Jesus tomou o pão e o peixe e distribuiu para todos- Missionários Claretianos


Sexta-feira, 13 de abril de 2012
Oitava da Páscoa
São Martinho I, Papa e Mártir (Memória facultativa)
Outros Santos do Dia:Guinoc da Escócia (bispo), Hermenegildo (rei, mártir), Máximo, Dádio e Quintiliano (três irmãos, mártires da Bulgária), Urso de Ravena (bispo).
Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 4, 1-12.
Em nenhum outro há salvação.
Salmo responsorial: 117, 1-2.4.22-27a.
A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular.
Evangelho: João 21, 1-14.
Jesus aproximou-se, tomou o pão e o distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe.
O texto bíblico que lemos hoje expressa a importância que tem a presença de Jesus ressuscitado no meio da comunidade. Ele é quem da o verdadeiro rumo e sentido a toda a ação da Igreja nascente. João, através da pesca milagrosa, simboliza a missão da Igreja, evocando assim a promessa dada por Jesus aos discípulos, de fazê-los “pescadores de homens”.
Como vemos, o relato está carregado de símbolos que expressam como a comunidade de discípulos passa de um estado de tristeza, incredulidade e esterilidade (saíram para pescar a noite, sem Jesus) a um estado de alegria, fé e abundancia (pescaram de manhã, com Jesus).
Tudo isso nos indica que Jesus é parte fundamental da comunidade; sem ele os discípulos permanecem na escuridão da noite, só com ele, junto dele e por ele, os discípulos podem dar frutos em abundancia. Atualmente, a comunidade cristã atravessa difíceis situações, que obscurecem seu horizonte libertador, que tornam a missão difícil e também dificultam o reconhecimento do Senhor, é preciso, então, voltar à margem, onde está o Mestre e compartilhar com ele sua Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário