16 de maio
O Espírito Santo, a terceira Pessoa da Trindade, é, nas Sagradas Escrituras, denominado "o Espírito", "o Santo Espírito", "o Espírito de Deus", "o Espírito do Filho de Deus", e o "Consolador".
O Espírito Santo também é aquele que nos dá coragem para enfrentar as situações aparentemente mais adversas quando evangelizamos. É Ele que ilumina nossa inteligência, além de falar através da nossa boca. Nós seremos apenas instrumentos, e para isso basta que acreditemos, e fazemos a vontade do Pai. O Espírito de Deus nos inspira para escrever, para interpretar as palavras de Jesus para todos os homens e mulheres de boa vontade para ler. Ele está presente na Igreja viva que somos nós que reunimos em volta do altar para celebrar os mistérios do enviado do Pai. É O Paráclito que protege os sacerdotes e demais leigos que na linha de frente da Igreja missionária, vai desbravando novos territórios e mostrando o rosto de Jesus ressuscitado aos nossos irmão que ainda não o conhecem. Ele é o fogo purificador que nos limpa dos nossos pecados e nos ilumina a estrada que devemos seguir. É Ele que ilumina a nossa mente para entender a mensagem de Cristo e decodificá-la, ou explicá-la para a todos que querem conhecê-la . O Espírito Santo, amor do Pai e do Filho nos faz mais fortes diante das dificuldades que enfrentamos na transmissão da palavra de Deus.
Sabemos que o vento é o ar em movimento, invisível e está em toda parte em volta do Planeta Terra. O Espírito Santo é Deus em movimento no meio de nós, em ação contínua e de forma misteriosa, sensível e poderosa. Ele é o sopro de vida que orienta a Igreja soprando sobre as “velas do barco da salvação”, que é a Santa Igreja, e a conduz rumo à pátria definitiva, a Jerusalém Celeste.
A Primeira Epístola aos Coríntios enumera alguns dons do Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário