BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

13 de abr. de 2012

Enxergaram Jesus, andando sobre as águas - - Missionários Claretianos


Sábado, 21 de abril de 2012
2ª Semana da Páscoa
Santo Anselmo, Bispo e Doutor da Igreja (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia:Anastácio I de Antioquia (bispo), Anastácio, o Sinaíta (eremita), Arador, Fortunato, Félix, Sílvio e Vital (mártires de Alexandria), Beuno de Wales (abade), Conrado de Parzham (capuchinho), Cipriano da Bréscia (bispo), Fastrede de Cavamiez (abade), Frodulfo de Barjon (eremita), Simeão Barsaba (bispo de Selêucia-Ctésiphon) e Companheiros (mártires).
Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 6, 1-7.
Elegeram sete homens repletos do Espírito Santo.
Salmo responsorial: 32, 1-2.4-5.18-19.
Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos.
Evangelho: João 6, 16-21.
Enxergaram Jesus, andando sobre as águas.
O texto que lemos ontem faz parte da falsa compreensão que os discípulos tinham do poder de Jesus. Eles queriam torná-lo rei, pois viam nele um homem capaz de fazer a verdadeira justiça. Este propósito nacionalista era contrario à atitude de serviço que Jesus tinha assumido na multiplicação dos pães.
Os discípulos se afastam da luz, embarcando sem Jesus e, sem ele, a barca-comunidade começa a ser atacada pelas ondas, pois perdeu seu horizonte, optando por permanecer na ideologia própria do sistema opressor, são partidários do poder e desejam que Jesus também seja; mas é impossível, pois o poder, qualquer que seja, submete a liberdade do ser humano e se faz inimigo do amor.
Somente a presença de Jesus pode erradicar o medo dos discípulos; basta escutar sua palavra para que os aterrorizados discípulos o reconheçam e cheguem a terra firme. Em muitas ocasiões, como Igreja, optamos cegamente pelo poder e reconhecimento, afastando-nos do amor a Deus e aos irmãos, preferimos vender nossa liberdade ao sistema por temor de ser julgados; é preciso vencer o medo, porque o medo é a ausência da liberdade e da fé no Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário