BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de abr de 2012

“BEM AVENTURADOS OS QUE CRERAM SEM TEREM VISTO! – Olívia Coutinho


 
Dia 15 de Abril de 2012
 
Evangelho - Jo 20,19-31
 
Segundo domingo da Páscoa! Ainda ecoa em nossos corações o anuncio Pascal: Jesus ressuscitou, Ele está no meio de nós!
Angustia, sofrimento, morte, era sempre noite na humanidade, até que, na noite mais clara que o dia, as trevas deu lugar a luz, a vida venceu a morte!
O acontecimento mais belo que já se viu, tirou das trevas a humanidade, tornando o céu mais próximo da terra!
Agora não vivemos mais ao léu,  encontramos uma direção, nossa vida ganhou um novo sentido, temos em quem confiar e a quem seguir: JESUS DE NAZARÉ!
As celebrações  do domingo da Páscoa,  falaram fundo ao nosso coração, nos envolveu no mistério da vida que a morte não venceu, mas não podemos ficar só na emoção, no encantamento, agora a vida retoma o seu curso normal, é hora de sairmos  da emoção  e partirmos para a ação, voltar a nossa realidade, assumindo o nosso compromisso Pascal: fazer chegar  a outros  corações, a Luz do Cristo ressuscitado!
 “A liturgia de hoje, nos apresenta a comunidade de Homens Novos, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a Igreja! A missão da Igreja consiste em revelar aos homens a vida nova que brota da ressurreição”.
Assim que Jesus aparece para os discípulos, o medo que os mantinha presos, dá  lugar a alegria e a coragem!
A paz do Cristo Ressuscitado, não liberta os discípulos das dificuldades do mundo, mas oferece a eles  força e segurança para exercerem a missão.
A paz de Jesus, é diferente da paz que o mundo oferece, é uma  paz que não isenta da cruz, mas dá suporte nas provações!
Ao soprar o Espírito Santo sobre os discípulos, Jesus nos recorda o sopro de Deus que deu  vida a criatura humana!  Gesto que Jesus repete como início de uma nova criação.
“Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhe serão  perdoados;  a quem os não perdoardes, eles lhe serão retidos”.  Aqui se trata da  transmissão do Espírito Santo para uma missão particular. (Só  em   Pentecostes, que a descida do Espírito Santo seria sobre todo o povo de Deus). Com o sopro do Espírito Santo, Jesus concede o poder de perdoar ou não perdoar os pecados, a um grupo específico de pessoas. É Deus quem tem o poder de perdoar os pecados, mas Jesus concede este poder e o transmite à sua Igreja, através dos discípulos. (hoje o sacerdote).Se trata do “sacramento da reconciliação. É importante lembrarmos que; “reter os pecados”, não é uma condenação, mas  um renovado apelo a conversão.
No sopro do Espírito Santo, sobre os discípulos, é expressa a criação renovada! É O Espírito Santo que recria a comunidade dos apóstolos e descerra suas portas para a missão!
Os discípulos só conseguiram tomar atitudes corajosas para anunciar Jesus, depois que receberam o Espírito Santo!
O Texto nos fala também da incredibilidade de Tomé. Muitos de nós, o vemos como apenas  um homem  sem fé, pois o próprio Senhor o exorta dizendo: “Não sejas incrédulo, mas fiel”!  Além do mais, ele não aderiu a fé,  quando seus irmãos atestaram que haviam visto Jesus. Tomé  não  acreditou  no testemunho dos discípulos, pretendendo  uma constatação pessoal, simbolizando todos aqueles  que precisa ver para crer. Entretanto, foi  por meio de Tomé,  que recebemos a belíssima promessa de Jesus: “Bem-aventurados os que creram sem terem visto”. Mesmo antes da nossa existência, já estávamos incluídos nestas palavras de Jesus!  Somos felizes porque cremos na ressurreição de Cristo, graças ao testemunho dos discípulos.   
“As pessoas de todos os tempos e lugares, encontram nas Escrituras o testemunho dos discípulos, mas  isso não dispensa a necessidade de um encontro pessoal e íntimo com o Ressuscitado"!
O encontro com Jesus é  transformador, foi o que aconteceu com Tomé, depois do seu vacilo na fé, ele se prostrou  diante do Ressuscitado e fez a belíssima  profissão de fé, que hoje nós fazemos na celebração Eucarística : “MEU SENHOR E MEU DEUS”!
A fé no Cristo ressuscitado é um processo lento que  vai crescendo gradativamente e quando percebemos, já estamos tão envolvidos com Ele, que não vemos mais sentido na vida, longe Dele!
Na ressurreição de Jesus, a vida divina entrou na vida humana e  assim como as sementes são espalhadas pelo vento, esta boa notícia se espalhou em todos os rincões da terra! 
 
FIQUE NA PAZ DE CRISTO! - Olívia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário