BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

8 de abr. de 2012

O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia - Pe. Antônio Queiroz CSsR



QUINTA-FEIRA, DIA 12 DE DE ABRIL
Lc 24,35-48



Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia.
Este Evangelho, da quinta-feira da oitava da Páscoa, narra um dos aparecimentos de Jesus aos discípulos em Jerusalém, após a ressurreição. Ele procura fortalecer a fé dos discípulos, mostrando-lhes suas mãos e pés com as chagas, e até comendo com eles.
Apesar das evidências, os discípulos ainda relutavam em acreditar, devido ao forte impacto que lhes causou a morte e o sepultamente de Jesus. Só pode ser um fantasma, isto é, um tipo de alucinação coletiva, pensaram.
“Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, e lhes disse: Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia.”
Esta prova está ao alcance de todos nós, pois quando lemos corretamente a Bíblia, o Espírito Santo abre a nossa inteligência para a entendermos corretamente.
E Jesus pede que “no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações... Vós sereis testemunhas de tudo isso”.
Os discípulos atenderam bem a esse pedido, como vemos, na primeira Leitura da Missa, Pedro falando em nome de todos os discípulos: “Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas” (At 3,15).
A recomendação vale também para nós que “cremos sem ter visto”. Pela fé, somos testemunhas de que Jesus está vivo, e levamos essa mensagem a todas as pessoas. A Comunidade cristã, através da sua alegria, união e vitalidade, é a principal testemunha de que Cristo está vivo e presente nela.
Recebemos essa fé daqueles e daquelas que nos precederam na Comunidade, e nós a levamos para frente. A nossa Comunidade, através das suas pastorais, tem a missão de construir o Reino de Deus no seu bairro. Mas a missão é de todos nós. “Vós sereis testemunhas de tudo isso”.
E se estivermos fraquejando na fé, Jesus terá outros meios de aparecer no nosso meio e nos encorajar novamente. Ele costuma usar para isso os seus próprios discípulos que, capacitados pelo Espírito Santo, têm o dom de evangelizar e de convencer.
Jesus aproveitou ao máximo os seus dias na terra. Ele não ficava parado, mas ia atrás das ovelhas. Achava-as nas praças, nas sinagogas, na beira dos rios, nas estradas ou mesmo reunidas em sua casa.
Certa vez, um elefante e uma formiga tiveram um desentendimento. O elefante se julgava dono da floresta e não respeitava os formigueiros, pisando em cima deles. A formiga protestou, dizendo que elas também tinham o direito de ser respeitadas.
Como não chegassem a um acordo, a formiga disse: “Já que você não quer resolver pelo diálogo, vamos decidir pela força”. O elefante deu risada e disse: “Está bom; pior para vocês. Vamos então decidir pela força”. E já começou a pisar nas formigas, com as suas patas lentas e desajeitadas.
A formiga avisou as suas colegas, e vieram todos os formigueiros vizinhos. Começaram a subir no elefante pelas quatro patas, e a picá-lo por todos os lados. Ele batia com o rabo e com a tromba, pra lá e pra cá, mas não adiantava.
Por fim o elefante levantou a bandeira branca e pediu nova reunião. E nesta, atendeu a todas as exigências das formigas. Por isso que até hoje os elefantes respeitam os formigueiros e não pisam neles.
No mundo moderno, o grande testemunho de Cristo ressuscitado que as Comunidades cristãs são chamadas a dar é o da união. Somos, talvez, mais fracos que as grandes forças do mundo. Mas com a nossa união, tendo Cristo no meio, somos fortíssimos e podemos vencer até um elefante.
Que Maria Santíssima nos ajude a ser “discípulos e missionários do seu Filho, para que nossos povos tenham mais vida nele”.
Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário