BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de abr. de 2012

Reconheceram-no ao partir o pão - Missionários Claretianos


Quarta-feira, 11 de abril de 2012
Oitava da Páscoa
Santo Estanislau de Cracóvia, Bispo e Mártir (Memória)
Outros Santos do Dia:Agérico de Tours (abade), Aido de Achad-Finglas (abade), Antipas de Pérgamo (bispo, mártir), Barsanúfio de Gaza (eremita), Eustórgio de Nicomédia (presbítero, mártir), Filipe de Gortyna (bispo), Gema Galgani (virgem), Godeberta de Noyon (virgem, abadessa), Isaac de Spoleto (eremita).
Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 3, 1-10.
O que tenho eu te dou: em nome de Jesus, levanta-te e anda.
Salmo responsorial: 104, 1-9.
Exulte o coração dos que buscam o Senhor.
Evangelho: Lucas 24, 13-35.
Reconheceram-no ao partir o pão.
Tal como insinuávamos ontem, no relato de são João, é necessário a experiência de fé para poder reconhecer plenamente a presença de Jesus ressuscitado no meio da comunidade de crentes. Jesus caminha, como um desconhecido, junto a seus desiludidos discípulos, que não o reconhecem porque não entenderam ainda o sentido das Escrituras; custa-lhes crer no que os Profetas anunciaram sobre o Messias.
Por isso, Jesus, esse caminhante anônimo, inicia um processo de reflexão sobre a Escritura, tratando de tornar evidente, ao longo da história da salvação, que o sofrimento, a perseguição e a morte constituem o verdadeiro caminho da salvação. Esta reflexão possibilita que os discípulos reconheçam Jesus na fração do pão.
Tudo isso indica que tanto a interpretação da Escritura como a Eucaristia são indispensáveis na vivência do discipulado; são lugares privilegiados onde os seguidores podem reconhecer o Senhor. O caminho de Emausrepresenta o processo de fé que toda comunidade deve seguir para encontrar o Senhor ressuscitado, é onde a leitura orante da Palavra e o compartilhamento fraterno do Corpo de Cristo ocupam lugar privilegiado. É assim em nossa comunidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário