BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de abr. de 2012

Nascer da água e do Espírito - Missionários Claretianos


Segunda-feira, 16 de abril de 2012
2ª Semana da Páscoa
Santos do Dia:Bento José Labre (peregrino mendicante), Bernadete Soubirous (vidente de Lourdes, virgem), Caio e Cremêncio (mártires de Zaragoza), Calisto, Carísio e Companheiros (mártires de Corinto), Contardo de Este (peregrino), Drogo de Sebourg (eremita), Engrácia de Zaragoza (virgem, mártir), Frutuoso de Braga (bispo, abade), Lamberto de Zaragoza (mártir), Magno de Orkney (mártir), Optato, Lupércio, Sucesso, Marcial, Urbano, Júlio, Quintiliano, Públio, Fronto, Félix, Cecílio, Evêncio, Primitivo, Apodêmio e Saturnino (mártires de Zaragoza), Paterno de Abranches (bispo), Turíbio de Astorga (bispo), Turíbio de Mans (bispo), Turíbio de Palência (abade).
Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 4, 23-31
Quando terminaram a oração, todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus. 
Salmo responsorial: 2, 1-9
Felizes hão de ser todos aqueles que põem sua esperança no Senhor. 
Evangelho: João 3, 1-8
Se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.
As ações milagrosas de Jesus chamam a atenção de Nicodemos, representante oficial do judaísmo e encarregado de velar pela doutrina que se ensina a seus contemporâneos no território de sua jurisdição. Nicodemos, junto com um pequeno grupo de fariseus, sente-se interessado por Jesus, simpatiza com ele, pois atua em nome de Deus e, por isso, decide visitá-lo a noite, momento ideal para aqueles que sentem medo de serem julgados, medo de serem prejudicados em seus interesses sociais por um projeto de vida diferente do oficial.
Entretanto, reconhecer as obras de Jesus não é suficiente para compreender plenamente o sentido de sua missão; faz falta o algo a mais, o “nascer de novo”. Quando Jesus fala de um novo nascimento desde “cima”, refere-se a mudar por completo a mentalidade comum de compreender a Deus e aos seres humanos, é preciso assumir uma nova mentalidade, novos comportamentos e novas atitudes que permitam entender e vivenciar a lógica do Reino de Deus.
A ação do Espírito e a eficácia do batismo possibilitam ao homem e à mulher abrir-se plenamente ao mistério de Deus e comprometer-se com seu projeto. Somos conscientes da missão que assumimos por meio do sacramento do batismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário