BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

4 de abr. de 2012

A Ceia do Senhor - Newton


Evangelho (João 13,1-15)
Quinta-Feira 05 de Abril de 2012
Ceia do Senhor

Jesus quis tomar a última ceia com os seus discípulos, sabendo que estava chegando a sua hora de voltar à casa do Pai. Naquele momento deixava transparecer o seu gesto de amor pelos seus, inclusive pelo discípulo que o trairia.
Ao dizer: “um de vós irá me trair”, podemos imaginar a cena, os olhos de Cristo voltados para Judas, como a dizer: “por que meu filho, por que tenho que ser entregue por ti?”. “Meu filho é por ti que derramarei o meu sangue na cruz, é por ti e por toda a humanidade”.

Ao tomar a atitude de tirar o manto, e, amarrar uma toalha na cintura, e, abaixar para lavar os pés dos discípulos, Jesus se coloca na posição de servo, o que faz Pedro questionar: “Senhor, tu me lavas os pés?” E. em seguida afirmar: “Tu nunca me lavarás os pés!”; mas Jesus lhe responde: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”.

Pode parecer difícil para um ser humano entender tal gesto, principalmente se este parte de um mestre, alguém que nós percebemos estar acima da nossa humanidade, mas é justamente esta mensagem que Jesus quer deixar, que no Reino de Deus quem quiser ser o maior seja aquele que serve. Ele não precisava fazer o que fez sendo Ele filho de Deus, e, o próprio Deus, mas esta é a resposta a quem ainda não entendeu como funciona o amor de Deus.

Ao abaixar para lavar os pés dos discípulos e em seguida enxugá-los com uma toalha, Ele quer nos dizer: “Amar é servir”, e quem ama desce ao nível do outro para tentar compreender e ajudar. Jesus desceu, se tornou um como nós, sofreu todo o tipo de humilhação, e, por amor morreu na cruz para que todos nós tivéssemos direito à salvação.

Este é o dia da instituição do ministério sacerdotal e da Eucaristia, Devemos refletir o seguinte: Somos capazes de fazer como Jesus nos ensinou? Como agimos com o outro quando assumimos uma posição hierárquica, nos valemos dessa posição para ajudar na promoção do outro? Jesus na Ceia também ensinou que devemos partilhar, ao repartir o pão com os seus discípulos, e nós, sabemos partilhar com o nosso próximo nossas necessidades diárias?

A partir da palavra de Deus, aprendemos que o nosso olhar para o próximo, principalmente para aqueles que erram deve ser o olhar de quem ama sem distinção, pois Jesus não fez distinção, morreu para a salvação de todos, inclusive para a salvação de Judas Iscariotes.
Amém
A paz de Jesus!
Newton Hermógenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário