BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

5 de abr de 2012

"A exemplo do Mestre" – Maria Regina




Todo discípulo deve imitar o Mestre e mesmo que não compreenda bem o porque dos seus ensinamentos, precisa obedecê-lo. Somos discípulos de Jesus e sabemos que só Ele tem as palavras de vida eterna para nós. Jesus aproveitou os últimos momentos antes de ser levado para o Calvário para nos ensinar a vivenciar o verdadeiro amor. Ao pegar uma toalha e aplicar-se a lavar e enxugar os pés dos seus discípulos Ele nos mostrou que lavar os pés significa servir, estar à disposição, solidarizar-se fraternalmente com as pessoas.
Jesus despojou-se de si mesmo quando tirou o manto da realeza, da autoridade e da dignidade de ser Filho de Deus e abaixou-se para servir aos seus amigos.
Pedro, que não compreendeu o sentido da ação do Mestre tentou dissuadi-Lo do Seu propósito de lavar os pés dos discípulos, porém, Jesus replicou com uma afirmação que é muito importante para todos nós, hoje: "Se eu não te lavar, não terás parte comigo." Os pés significam o nosso caminhar, nossas ações, nossas escolhas, nossas preferências. Jesus deseja nos purificar e usa os nossos irmãos como Seus instrumentos.
Portanto, nós também, quando acolhemos com humildade o auxílio de alguém que em Nome de Jesus se oferece para nos ajudar nós estamos nos deixando lavar por Jesus. Quando nós não admitimos ser lavados é porque entendemos que somos muito perfeitos e, por isso, não carecemos da ajuda de ninguém. Da mesma forma, seguindo o exemplo do Mestre nós necessitamos lavar os pés das pessoas que surgem no nosso caminho e precisam do nosso amor e da nossa atenção. Por meio do nosso próximo mais próximo Jesus nos ampara, nos lava e nos purifica para que possamos também fazer o mesmo com outros.
Só quando nós nos deixarmos lavar nós iremos compreender a profundidade do gesto de Jesus. Por isso, Ele nos deu a seguinte explicação: "compreendeis o que acabo de fazer?… Se eu, o Senhor e mestre vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros".Reflita – O que você acha deste gesto de Jesus? – Você tem deixado que as pessoas lavem os seus pés? – O que significa para você lavar os pés do irmão? – O que para você é melhor: "lavar os pés" de alguém ou deixar que alguém "lave os seus? ".
amém
abraço carinhoso
 

Maria Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário